2.1.18

Alvenaria

Daniele Luppi & Parquet Courts, “Soul and Cigarette”, in https://www.youtube.com/watch?v=mLa5n3frfR4    
Ao início, argamassa desligada. Ou apenas um amontoado de ingredientes que já não estão deslaçados, mas ainda não constituem esteio que se veja. Um não outonal advento: em vez do tempo não ressarcido pela deposição dos elementos, a argamassa é um começo; à espera de um canto-do-cisne quando os elementos fundidos se converterem na alvenaria encorpada a que se agarram os demais elementos à volta. À espera dos cálculos sobre a resistência de materiais, só para certificar que a alvenaria pode ser chamada alvenaria. A alvenaria como pigmento primaveril.
Enquanto se espera por um resultado, a argamassa promete-se, potencial. É um movimento que se autoalimenta: por mais que a argamassa seja convincente, mais se consolidam os cálculos que sobre ela se fazem. Que empreitada paciente: o bojão das esperanças está alinhado com a argamassa, a ainda potencial argamassa, à espera de ser confirmada pelos pergaminhos que espera arrebatar quando for credora de confiança. Não interessam as manobras de diversão, os boicotes que intencionalmente tresleem os pergaminhos da argamassa, os rumores contundentes que combinam com a má-fé; só interessa premir o gatilho dos explosivos para confirmar se a argamassa merece assim ser chamada.
Os alicerces podem estremecer à passagem da carga explosiva. Mas a argamassa não se deixa intimidar por telúricas ameaças. Ciente das suas qualidades, a argamassa não tergiversa. Mantém-se sólida. Ganha o predicado de esteio. Liberta-se das amarras do tirocínio, aprovada pela sentença dos cálculos finais. Doravante, enraíza-se. Ganha direito a uma comunidade, sua satélite. À prova de contratempos. Juntando à sua volta esteios que dela se desmultiplicam, até um labirinto terapêutico se discernir na larga planície. Ao ser argamassa, não transige com os aterradores desafios que se oferecem no calendário contínuo.
A argamassa ganha perenidade, ainda que os seus constituintes sejam mortais. Deixa um legado intemporal. Transita entre gerações. Redescobrindo os lagares onde se escondem os fartos óleos não convencionais de onde emanam os nutrientes dos tempos sem demora. Dos óleos que cimentam as gerações separadas pelo tempo.

Sem comentários: