4.10.17

O agitador

Wall of Voodoo, “Mexican Radio”, in https://www.youtube.com/watch?v=eyCEexG9xjw    
Que fantástica prestidigitação, esta de mexer com os fundilhos das pessoas, de as despertar da letargia suicida, de as virar literalmente do avesso e encomendá-las ao pensamento que remexe as ruínas do ser e as combina com os fundamentos de tudo. Que maravilhoso devir, este de meter as mãos na engrenagem em funcionamento sem temer pelos dedos, sabendo-os saídos da função embebidos no óleo viscoso da engrenagem, sabendo que à volta houve quem desatasse a cerzir interrogações quando dantes preferiam a inércia quimérica de tudo aceitar sem questionamentos.
E, todavia, é uma empreitada onerosa. Há quem alvitre que o questionamento constante equivale a uma negação do conseguido desde tempos imemoriais. Há quem adivinhe catástrofes, palcos naufragados, palavras penhoradas, prantos compulsivos pelo desarranjo geral das coisas, terramotos intelectuais devastadores. É por haver tanto medo do risco. Por haver quem se desembarace dos desafios assim desenhados por temer que os lados diferentes, decantados com as lentes também diferentes, sejam locatários de terras áridas, despovoadas de pensamento – ou então, sítios inóspitos, mas densos, com demandas impossíveis, exigências insólitas, o caos fermentado no viveiro do desconhecido, uma multidão rumorosa, insuportável.
Tudo o que se congemina é uma vontade de extirpar abcessos, domesticar infeções demoradas com o letal remédio: o questionamento, nem que seja preciso fazer o papel do agitador, um provocador que semeia o babel intelectual para perguntar aos outros se estão interessados no momento lúdico. Pode não passar de um jogo. Pode, no final da demanda, entender-se que o lugar de chegada coincide com o lugar da partida. Nada se perde. Certifica-se que um mesmo lugar junta a casa da partida e a casa da chegada. E, pelo meio, sobrou um caminho andarilhado. Com o conhecimento diligente, o olhar incisivo sobre o novo, as perguntas incessantes sem ter a ambição de para elas arranjar explicação, o proveito das águas experimentadas a tomar conta dos critérios versáteis que ajudam à deliberação.
E mesmo que esta se ausente quando a casa da partida se avista no mesmo lugar da casa da chegada, nada se perdeu pelo caminho. Nem as hesitações, as perguntas que ficaram órfãs de resposta, as palavras esquecidas pelo caminho, os olhos contagiados pelos nevoeiros plúmbeos que arrotearam o alvoroço das ideias, os predicados esgotados, até os castelos fantasma. O agitador não se contenta com a indiligência. Julga-a castradora. E o agitador está nos antípodas dos eunucos.

Sem comentários: