2.10.17

Guarda esta folha para memória futura

The Horrors, “Something to Remember By Me”, in https://www.youtube.com/watch?v=cbOMvegSPpc    
Aqueles ostensivos indivíduos que fazem o tirocínio sucessivo da adivinhação, só para terem o prazer de serem contemplados pelos outros quando o tempo da adivinhação presta contas e se ufanam de terem adivinhado as coisas com a antecipação do futuro por acontecer. Aqueles indivíduos que se convencem da sua predestinação e exigem homenagem a preceito, quando certificam que foram autores de um oráculo, a seu ver, exato. Parece que se enchem de contentamento não por estarem convencidos que acertaram no alvo vivo de uma adivinha; as medidas são enchidas com a presunção de quem se eleva ao olimpo dos predestinados e exige aplauso que seja a rima certa para tamanho raro papel.
Não interessa que sejam farsantes: quase sempre, a distância do tempo entre a autoproclamada adivinhação e a sua realização é tanta que impede um escrutínio imparcial. Jogam com a bruma da memória, com a linha franzina dos factos que jogam para cima da audiência, com empáfia, quando reclamam seus créditos. Contam com a ingenuidade de quem lhes dá palco: assoberbados com o mérito dedilhado com tamanha prosápia, e anestesiados por não ser proeza ao alcance de qualquer um o correto presságio depois verificado, nem procuram tirar a prova dos nove ao crédito posto em vindicação pelos presumidos donos de um oráculo com formato. Caem no logro. É de louvar, contudo, como há quem confie sem hesitações na comprovação das façanhas reivindicadas por outros – mesmo quando uma simples verificação da autenticidade do artista acabaria por trazer às mãos o jaez de um charlatão impenitente. Fosse farta a matéria-prima da confiança e estendida aos objetos certos do comportamento.
Há quem assim seja, à falta de conseguir desempenhar papel que se veja. Entretêm-se com distrações (palavra que não se escreve com “cç”, como vi sucessivamente escrito há dias por um aspirante a erudito). Confiscam a si mesmos um lugar relevante, nem que seja pela interiorização do modesto lugar a que pertencem – a que pertence a imensa maioria. Exigem um palco elevado sobre os demais e com a luz intensa a deitar-se sobre eles. Não percebem que é um palco fictício. Ele há gente que precisa de notoriedade, o seu pessoal oxigénio. Nem que a inventem nos escombros da memória diluída que não ajuda a escrutinar os feitos apalavrados através do seu apregoado oráculo.
Este é o mal maior daqueles que ainda não se convenceram que ao porvir só nos resta deixá-lo chegar, no tempo que lhe aprouver e com o formato que ele escolher. Adivinhas, só se forem por acaso (logo, despojadas de engenho para quem reclama sua autoria). Ou em momento puramente lúdico.

Sem comentários: