18.7.17

Os intelectuais são pessoas muito confiáveis


Tindersticks, “Intro”, in https://www.youtube.com/watch?v=vZx7U9T2694    
Ah, os adoráveis argumentos de autoridade, a autoridade ela toda benzida pelos pergaminhos intelectuais dos seus fautores! Ah, aquela sobranceria de casta, passeada pela trela da presuntiva superioridade apascentada pelos neurónios de primeira ordem de grandeza que estão na origem de sinapses de elevado jaez, a credencial que o intelectual traz a tiracolo e esbofeteia, com altivez, no comum dos mortais! E, ah! os intelectuais que não podem ser contrariados. (A não ser na bizantina discussão entre pares, a discussão, as mais das vezes, escorregando para o insulto pessoal em vez de ser cingir à exegese das ideias em cotejo.)
O intelectual típico arroga-se ao direito de considerar a produção da sua atividade um inestimável serviço público. Como serviço que é prestado ao público, é credor de pública subsidiação. E de públicas alcavalas a condizer, pois o intelectual não vive do ar e do vento e a sua produção não se afere pela bitola da quantidade, tem como estalão a intensidade qualitativa. No fim de contas, são os exemplares muito contados de um escol que se oferece como património cultural ao povo demais, legando-lhes referências para a sua recognição cultural. Alguns informados, e outros com pretensões de serem intelectuais arrivistas, lavram um protesto contra a preguiça que acusam ser o bastião dos intelectuais que se acoitam no beneplácito do Estado. Os informados não têm, todavia, a informação toda e confundem quantidade com qualidade, quando o que serve de critério é o valor da produção do intelectual, não o quanto se produz. Os arrivistas protestam por manifesta inveja, deixando de lado os protestos se algum dia forem acolhidos na casta que dantes vituperavam.
Os intelectuais com mais anos de serviço – e enquanto lhes for dado pertencerem ao escol – são senadores, no sentido cultural da palavra. Depressa estendem o território da cultura à política (criando um oximoro): assim como assim, aos sábios que de tudo sabem não pode escapar a opinião política; e se são membros da comunidade não podem recusar um dever social embebido no seu estatuto intelectual manifestamente distinto. Peroram com a mesma autoridade intelectual com que esmagam a populaça que se aninha perante tanta erudição no saber que os distinguiu. Ninguém faz as contas que interessam: os que se aninham e aplaudem acriticamente não chegam a ter poder cognitivo sobre a produção dos elogiados. É só um dever social, aplaudi-los por assim estar convencionado.
Se não conseguem influenciar o curso das políticas, engrossam as fileiras dos que se incompatibilizam com os engenheiros sociais, reclamando os maus pergaminhos de tais políticas pelo simples fenómeno de elas não quadrarem com os seus prescientes diagnósticos, previsões e prescrições. Levam uma missão a peito: são reservas morais da pátria. Esperam algum dia serem chamados a solenes funções que extravasam as áreas onde se notabilizaram. Quando acontece, são tão peixes fora da água como os amadores políticos e os aprendizes de políticos que enxameiam a paisagem respetiva.
Afinal, já não se pode confiar nos vultos da intelectualidade.

Sem comentários: