20.6.17

O descamisado


Nine Inch Nails, “Lights in the Sky”, in https://www.youtube.com/watch?v=t6BwsRHm3Tk    
Incorrigível mau feitio: não se punha ao lado daqueles que, pelo menos na ótica dos princípios, alinhavam pelas suas bainhas. Não é que fizesse parceria com os que transitam nos antípodas, por considerandos que pertencem ao domínio do óbvio e que são explicados pela antinomia (das ideias, dos gostos, da estética, dos interesses – do que quer que seja). Só que, reiteradamente, sentia uma especial necessidade de confrontar os que seus correligionários podiam ser (outra vez: na ótica dos princípios).
Punha-se de fora, ao ser desalinhado. Desalinhava, naturalmente, dos que eram tributários do lado contrário, ou com os quais não se revia. Mas também desalinhava com aqueles que o consideravam seu aliado – natural aliado. Não queria ser aquartelado em feudos. Não tolerava que, com o propósito de o encostarem a um alinhavo qualquer, a sua liberdade de pensamento fosse comprometida. Encontrava nos grandes males grandes remédios: provocava os que o consideravam seu aliado (natural). Para que os azimutes ficassem demarcados. Com a provocação, situava-se no palco das contendas: não alinhava com os que, à força toda, julgavam tê-lo arregimentado.
Era um descamisado. Não queria vestir camisas rotuladas, sobretudo quando eram impostas por outros (ou apenas insinuadas – o que, às vezes, era pior). Ser um descamisado importava um ónus (assim considerado por muitos, mas não por ele): ninguém simpatizava com ele. Os naturais adversários, os que militavam em águas transversais às dele, queriam higiénica distância. (Contra a apregoada tolerância que diziam ser seu património genético, pois não se cansavam de atirar o opróbrio da intolerância para os que identificam como adversários; contudo, eles eram os primeiros a exemplificar a intolerância ao lidarem com os seus dissemelhantes.) Também não simpatizavam com ele os que, antes da sua pristina provocação, o achavam confrade. Admita-se que ficavam desiludidos. Primeiro, porque ele recusava a pertença que lhe queriam impor. Segundo, porque ao manifestar essa recusa, através das provocações devastadoras, ele conseguia ser desagradável.
O descamisado estava sozinho. Não se arrependia. Preferia a solidão às más companhias. Implacavelmente denunciado pelos que outrora o julgavam aliado, comprazia-se com esses devastadores julgamentos. A páginas tantas, era maior o gozo das provocações aos que dantes o tinham como correligionário do que as polémicas com os que se sentavam do lado contrário da barricada.
Incorrigível mau feitio? (Ou apenas um amor incondicional à liberdade de espírito?)

Sem comentários: