12.5.17

Abreviatura


Protomartyr, “Cowards Starve”, (live), in https://www.youtube.com/watch?v=q7oxlCdYNl4    
Para memória futura: não esquecer as encomendas que têm a alma como endereço. E, de seguida, não esquecer que há um porvir por representar no mapeamento do tempo. Oxalá houvesse mais rebeldia para povoar o caos. Oxalá não estivesse tudo feito (como mandam as convenções que defendem o cidadão ordeiro, educando-o a preceito). Em podendo, trate-se de desordenar as coisas para serem apetecíveis. Que interesse tem reter tudo o que se ambiciona nas mãos, se depois as coisas ficam esvaziadas de sentido?
Talvez devêssemos aprender com a lição da abreviatura. O que mais importa é ter fulgores de múltiplas paisagens, meia dúzia de páginas lidas de vários livros, espraiar a música conhecida pela sua diversidade. Mesmo que isso importe um conhecimento marginal das coisas. Somos ensinados a ser especialistas. Ter o dom de um perito é consagração elevada e cativa respeitabilidade entre os semelhantes. Mas o que mais apetece é ser dissemelhante. Sair dos trilhos diligentemente escavados para não termos o incómodo de perdermos o caminho. Mas quem quer obedientemente seguir apenas pelos caminhos rasgados por quem se supõe patrono do bem-estar comum?
A ousadia que tem legítimos traços de ousadia é a que rompe com a emaciação instituída. É a que arrepia caminho para a heterodoxia. Não apenas como critério de antítese, ou somente para honrar os sacramentos de um irremediável espírito de contradição. É ser diferente porque as maiorias cansam. Não inovam. E mesmo quando se anotam mudanças no pesar estratégico dos lugares-comuns, a partir do momento em que são entronizados lugares-comuns (mesmo que venham tingidos no úbere da diferença) perdem imediatamente a originalidade.
Se formos abreviaturas, conhecemos mais. Não conhecemos tão a fundo. Entre as alternativas, e contra a maré dominante, que se prefira a qualidade da quantidade (e não a quantidade afunilada como critério da qualidade). A semelhança forjada é um jugo que dissolve a originalidade que transita em cada indivíduo. Em vez de sermos totalidade determinada a partir do exterior, sejamos antes abreviaturas gordas, abreviaturas que se consagram à inteireza de um roteiro com assinatura própria, indelével. Sejamos gente inteira, tutora do seu próprio pensar.

Sem comentários: