28.4.17

Correio atrasado (31)


The Clash, “London Calling”, in https://www.youtube.com/watch?v=EfK-WX2pa8c    
Não parava de pensar na pressa que temos para que o tempo passe depressa. Como se tivéssemos nascido destinados à morte (isso é indeclinável), mas depressa nos cansássemos de viver e o tempo fosse por nós desfolhado com o propósito de mais depressa se exaurir, abrindo as portas da morte. Era absurdo. (Como se não fosse bastante o absurdo, tinha pavor da morte.) E, todavia, tão empenhados nas empreitadas encavalitadas no dorso dos planos (e daquelas que surgiam sem contar, mas que contavam para as contas que interessam), numa anestesia venal, nem percebemos que o tempo se esvai e acabamos por não ter mão nele.
Não adianta tirar invenções do alfobre: o tempo corre na sua marcha, a que é ditada pelo imperativo das convulsões temporais que estão acima da vontade humana. Debaixo dessa capa indelével, soergue-se um tempo com diferentes ramificações para cada pessoa. É reconhecível que o tempo tem diferentes diapasões consoante o que as pessoas decidem fazer com ele. O homem velho, propositadamente vagaroso, confessara na véspera: deixou de apressar o tempo, agora que se embebera no tempo e tudo se congeminava numa lentidão devidamente processada. Era como se o tempo viesse às mãos do idoso. Contrariando as imagens feitas, o idoso conseguia domar o tempo, detê-lo entre os dedos extasiados com a inversão dos termos convencionados.
Não podia recusar a convocatória do tempo pretérito, nesta altura em que o significando do tempo ao longo do tempo era hipotecado. A viagem continuava a parecer interminável e a urgência em arranjar ardis para matar o tempo (sem que isso soasse a contradição com a ideia que viera ao pensamento) era inadiável. Ao menos, agora a paisagem diferia. Talvez por voltar a viajar de comboio (o meio de transporte privilegiado na maior parte da viagem), a paisagem mudava constantemente. Ajudava a compor os pensamentos. Ajudava a compaginá-los com recurso ao armário das recordações. Se havia algo que admitia, é que na maior parte do tempo empurrara o tempo para a frente com as mãos ávidas em chegar à posteridade. O tempo presente era, na maior parte dos casos, um vazio. Era entendido como um obstáculo ao conhecimento do tempo futuro. Tinha sempre pressa em chegar ao amanhã, e ao depois do amanhã, e assim sucessivamente. E sempre que chegava o dia demandado na véspera, logo se esgotava a sua utilidade. O provir é perpétuo – toda a gente o sabe. O adiamento do tempo na exata medida da escala do tempo futuro, estando ele de atalaia para o vencimento desse tempo esperado, acabara por ser um poço sem fundo. Construiu um vazio entre o tempo diante dos olhos e o tempo que podia ter nas mãos, mas que remetia para memória futura, não chegando a detê-lo nem por um instante.
Não tinha serventia inventariar exemplos em verificação do atestado. Sabia que não era o rei do tempo que era seu património. Pois a cada um é dada a pertença a um tempo inespecífico, que se torna específico mercê dos atos que dispõem a pessoa para a utilização de um tempo. Olhando para trás, sentia que aqueles trinta e oito anos se tinham consumido com a instantaneidade da chama de um fósforo acabado de acender. A turbulência constante ajudara a destituir a validade do tempo. Em abono da desordem, sabia-se penhorado pelo tempo, pelas medidas do tempo que têm consubstanciação nos relógios que entram, intrusos, na existência das pessoas. Reconhecia um tique: estava constantemente a olhar para o relógio, mesmo quando não era preciso saber as horas em sendo dispensável o cumprimento de horários.
Preso a este paradoxo, tropeçou noutro. Se jurasse a compulsiva necessidade de rever as bainhas do tempo que fora sua pertença, com a finalidade de o deixar fluir com o vagar necessário (já desprendido do tempo totalitário que fora seu algoz), deixava de saber como conciliar o propósito da viagem (que, entretanto, viera à superfície) com este reajustamento do tempo. Dera como assente que tinha de regressar a casa. Apesar de demoras motivadas por contratempos, seguia o plano de voltar a casa. De voltar a ser o que era antes de ter cismado na fuga (como se isso fosse possível, por mais não ser que fosse pela transfiguração ditada pela viagem). Ou seja: se continuasse a ter como tenção o regresso a casa, tinha de se apressar, o que esbarrava na jura solenemente proclamada de deixar vicejar o tempo no seu vagar.
Tinha de resolver o dilema. As coisas punham-se nestes trâmites: repensada a utilidade do tempo, e convencido que o devia deixar passar de acordo com a sua vontade, sem a sua interferência, deixava de saber quando seria possível patrocinar o regresso a casa; se a prioridade continuasse a ser voltar ao lugar a que se devolvera a sua pertença, tinha de abdicar da nova feição do tempo. Não era caso para aflição. Já estava habituado a encruzilhadas parecidas. E se, dantes, ficava aprisionado pela inércia, sem saber para onde se atirar quando se confrontava com a encruzilhada, depois aprendeu: uma encruzilhada não pode ser o esteio do medo, nem o cárcere onde medra a indecisão. Na dúvida, recusava a dúvida e dava caminho a uma das possibilidades entreabertas pela encruzilhada. Nem que, depois, a estimasse indevida e os efeitos da decisão importassem custos vultuosos. Piores seriam as dores da hibernação que autenticasse a indecisão diante da encruzilhada.
Nestes termos, impunha-se uma deliberação. Sem demora – ajuizou, alado, na tomada de conhecimento dos termos da demanda. Contudo, conseguiu deitar alguma temperança no desafio. Era preciso uma decisão, mas ela não podia ser mestiçada pela pressa. A pressa em voltar a casa apoderara-se dele. Agora, redesenhara as prioridades. Por mais pressa que sentisse para emparedar a fuga, a vocação que falava com voz mais nítida era a da nova textura do tempo, o seu rosto vagaroso, poltrão. Apressar o regresso a casa podia ser uma precipitação. Era preciso amadurecer a ideia.
Olhando para trás, sentia que o percurso de vida se tinha consumido com a instantaneidade da chama de um fósforo acabado de acender. Era como se tivesse renascido.

Sem comentários: