16.2.17

Apostas recreativas


Love and Rockets, “Kundalini Express”, in https://www.youtube.com/watch?v=es5gOaeHT9k    
Julgavam a sorte futura como sucedâneo de um oráculo. Faziam apostas sobre tudo o que se prestasse a uma certa adivinhação. Apenas por ludismo. Sem outras pretensões, a não ser verificar se o instinto quadrava com o futuro quando chegasse a sua vez.
Não sabiam que as suas apostas podiam torcer os efeitos futuros. De tanta dependência do jogo, a certa altura começaram, em segredo, a mover-se nos bastidores. Moviam influências que podiam mudar as costuras aos acontecimentos apostados. Em vez de serem espetadores à espera de um desenlace, meteram-se por dentro do jogo. Sem darem conta, fundiram papeis: eram apostadores e, como tal, espetadores situados no exterior do objeto da aposta; ao mesmo tempo, eram atores que procuravam manipular o curso dos acontecimentos.
Não houve vivalma que explicasse o embuste em que incorriam. Só se percebe por cada um dos apostadores fazer às escondidas dos demais, e dos outros que não alinhavam no jogo pueril, as manobras precisas para mudar as bainhas do jogo. Deixara de ser um mandato lúdico. Não perceberam, os apostadores, que já não eram apenas tutores de apostas recreativas. Agora era patogénico. Acordavam a pensar nas apostas, continuavam o dia inteiro a congeminar estratégias para manterem o jogo a seu favor (ou para o virarem a seu favor), deitavam-se no limiar do sonho ainda a cismar nas apostas. Era tão doentio que as apostas não eram oleadas a dinheiro (dos malefícios do materialismo ninguém os podia acusar); por isso, quando foram começadas, eram apostas recreativas.
Foi ainda pior. O móbil era lograr os resultados apostados. A rivalidade era uma questão de honra. Era a diligência da sorte a páginas-meias com o óbice da desonestidade. Os apostadores mantinham silêncio sobre as táticas desleais. Todos suspeitavam de todos, pelos rumores sobre a deselegância praticada na tentativa de distorção dos resultados.
Houve um dia, um dos apostadores, cansado de perder, protestou contra o palco falsificado em que todos se moviam (ele incluído). O caos estava instalado. Todos acusaram todos, sem exceção. Uma entidade superior interveio, proibindo as apostas. Ato contínuo, as apostas passaram para os subúrbios da clandestinidade.

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