2.1.17

The best is yet to come

Underworld, “Born Slippy”, in https://www.youtube.com/watch?v=6iKFn8dlxX8
Que resolução imoderada, promessa porventura infundada: quem, no seu juízo, pode garantir que o melhor está ainda por chegar? Quem ostenta tanta ousadia ufana-se de ter levado uma vida cheia, invejável aos olhos outros (como se houvesse transferibilidade de experiências e uma vida vivida por uma pessoa pudesse ser invejada por outra). As medalhas que ornamentam a lapela da vida servem para garantir que mais e melhores estarão a caminho. Se ambicionam desafios – porque serão desafios destes que dão alimento aos dias na sua sucessão – faz sentido: um desafio segue-se a outro e, na pior das hipóteses, se for o desafio a levar de vencida, em vez de quem o formulou, o fracasso é varrido sob o tapete e o resto será incumbência do esquecimento.
Os lugares-tenentes de tamanha ousadia podem prometer um palco ainda mais idílico apenas como modo de subirem ao púlpito de onde consagram as suas egrégias personagens. Julgando-se invejados pelos demais, quase como se ambicionassem uma estatueta de imortalidade, chegam-se ao sopé do olimpo e garantem que conseguem proezas ainda mais notáveis. Pode dar-se o caso de tudo se resumir a bazófia – ou de ser o estéril massajar do ego. Eles sabem que há gente de mais para ser escrutinada e, na hora certa, em caso de malogro dos propósitos solenemente proclamados, ninguém estará com a devida atenção para a prestação de contas. E o mundo segue a ser como dantes era.
Ou pode tratar-se de uma desengraçada existência, até agora preenchida por proezas ausentes, ou pela impossibilidade de as caucionar. Alguém que, num repente, se descobre predestinado para albergar em seu regaço um rol de enunciações dignas de registo. Perante o deserto de antanho, não é empreitada difícil. Por mais singela que seja a única rosa colhida, será sempre uma façanha. E poderão comprovar, no acerto das contas, que estavam ungidos com razão quando avisaram o mundo que o mundo deles podia esperar um quinhão de coisas melhores. A modéstia do passado é a caução sublime de tão arrevesada declaração de intenções.
Ao menos, não fazem a figura iridescente dos que ostentam à lapela a certeza de ainda melhores dias a jusante, esgrimindo a imodéstia do seu futuro certificado dentro de um saco cheio de nada.

Sem comentários: