22.12.16

Rafeiro, mas com linhagem

Trentemøller, “Complicated”, in https://www.youtube.com/watch?v=uAH27T3Xefw
Tinha por condição não arrostar uma trela que limitasse a amplitude dos movimentos. Não lhe importava o pelo cerdoso e a falta de banho. Não lhe importava dormir ao deus-dará. Não era importante a errância de mantimentos, a fome eventual.
Aprendeu tudo nas ruas. Aprendeu a evitar gente, que os humanos não são de confiar – nem quando ostentam credenciais de elevado aprumo. Aprendeu a desviar-se dos imponderáveis, desenvolvendo um dom que quase parece permitir adivinhar onde estão os contratempos. Teve as suas amantes, sem precisar de exibir garbo e beleza – e ninguém lhe impôs a medonha castração, continuando a arrastar a asa a donzelas entradas no cio. Como dizem algumas pessoas – é o que se ouve dizer – aprendeu com a melhor universidade que há, que é a universidade da vida.
Corre riscos. Pode ser atropelado, por frequentar diariamente ruas apinhadas de automóveis. Pode sucumbir a maleitas causadas por um inverno mais duro (o que não o preocupa: ouve dizer a muita gente que estes invernos já não são como os de antigamente). Pode passar fome, ou ser envenenado se não tiver cuidado com a comida que estiver à mão de semear. No verão, suporta a companhia sazonal de parasitas e a coceira que causam. Não tem o conforto de um lar. Não tem afagos – mas não sente falta deles, pois nunca soube o que eram.
Em contraste com estes alvarás de liberdade, mete-lhe impressão os confrades que passeiam pela mão dos donos; só a ideia de ter um “dono”, com a carga negativa que a palavra arrasta consigo, era capaz de lhe tirar noites de sono. Mete-lhe impressão que sejam adestrados, respondendo maquinalmente às ordens do suserano, como se não tivessem vontade própria. Mete-lhe impressão os da espécie que se distinguem e chamam a atenção das pessoas que passam na rua – os seus primos com notável pergaminho lavrado em ata de associações de criadores que, deste modo, garantem um farto pecúlio com o negócio da procriação forçada. Mete-lhe impressão que estes seus pares troquem a rebeldia de um ser com alforria pelo conforto de uma refeição e de um lar.
Tem a certeza, pelo olhar melancólico dos seus pares que vão ao passeio higiénico sob o comando de uma trela com rédea curta, que não trocava de lugar com um espécime de raça apurada pelo garbo de ser rafeiro com a linhagem certa.

Sem comentários: