15.12.16

Na toca do lobo

Mexican Institute of Sound, “El Microfono”, in https://www.youtube.com/watch?v=f3z81DxFt0I
A fuga da vertigem do quotidiano, do cerco dos outros, dos altos edifícios que amuralham a vontade. Uma vez constituído foragido, em pose oficial, metendo os parcos haveres (ou os que interessam levar), pôs-se a caminho de um exílio não forçado; mal poderia, em homenagem à intelectual honestidade, considerar forçado o exílio, pois ninguém tem culpa das desavenças com o mundo que o estiola. Não guarda remorsos contra esse mundo. Talvez, se fosse o caso, pudesse indagar por dentro de si o que motivaria o pessoal remorso, mas a empreitada teria de desaguar numa sucessão de interrogações sem convincentes respostas. Os pés ao caminho, pois, para o longínquo fado contratado pela antinomia de si com o resto.
Num lugar ermo, quase inacessível a não ser a quem esteja devidamente cultivado no preparo físico, achou lugar que podia ser refúgio desejado. Frondoso, o lugar. Num promontório escondido por luxuriante vegetação a encimá-la. A um canto, uma reentrância numa rocha sugeria uma toca. Podia firmar residência na toca, escondendo-se de tudo o que representava a pungente convivência com o mundo para o qual estava impreparado. Teria de ser eremita.
Não contou que a toca fosse o lugar onde um lobo solitário, habitante de longa data do lugar, se refugiava no inverno. Um dia, já a invernia silvava entre golfadas de vento iracundo e frio, o lobo meteu-se na toca e deu de caras com o eremita. Ficaram paralisados. Não se percebeu se era medo, ou apenas recíproca análise. Não souberam, naqueles instantes, discernir se o outro era inimigo condenado à derrota, ou se teriam de acordar uma forma de coabitação. O homem não quis fazer movimentos hostis, nem que fosse para se precatar de uma investida do lobo. O lobo mantinha a pose desconfiada. O instinto assim ordenava, que a espécie humana não é de confiar. Continuaram com o olhar reciprocamente fixo.
A toca alargava-se no interior, depois da apertada entrada onde o homem mal cabia. O lobo olhou à volta, sem nunca perder a atalaia no homem que não sabia eremita. Lentamente, moveu-se para o lado contrário do homem. Este seguiu-o, meticulosamente estudando o comportamento. O lobo aninhou-se a um canto da toca onde não havia humidade. Suficientemente distante do homem para reagir a um ataque deste. Hibernou para o inverno, com a cautela de um olho entreaberto que mantinha a vigia ao eremita. Este queria manter a paz interior que encontrara no lugar ermo. O lobo podia ser companhia amiga.
Quando a desconfiança foi saneada, o homem procurou calor junto do lobo. A medo, afagou-o, perante o olhar ainda desconfiado do animal. O lobo descobriu o prazer de um afago. Encontraram um equilíbrio. Na dura invernia, foram companhia mútua. Quando o inverno estivesse de partida, logo se haveria de ver o destino da amizade entre o lobo e o eremita.

Sem comentários: