8.9.16

Paridas ideias em lençóis de lama

Preoccupations, “Memory”, in https://www.youtube.com/watch?v=_P6qqceGQlM
Prouvera aquelas ideias coxas, ou manetas – depende da intenção – que surgem embrulhadas no mais solene requinte. E, todavia, são malparidas ideias, sem se perceber onde radicam os pressupostos, sem se perceber o fio condutor que dá ordem ao raciocínio, sem se perceber como se articula a conclusão com o resto que ficou para trás.
Algumas ideias destas chegam a ter muita audiência. Não é coisa de somenos importância, advertem alguns hesitantes, na hora de caucionar autoridade a essas ideias mercê da sua popularidade. Mas não é critério acertado. As impressões gravitam à volta dessas ideias, talvez por serem cativantes nas conclusões que encerram, talvez por polirem uma mensagem procurada por gente numerosa órfã de referências. O que agrava o diagnóstico: pessoas com urgência em encontrar uma personagem sebastiânica caem mais depressa em logros, porque a urgência embacia a lucidez e não chegam a discernir a diferença entre ideias com pés para andar e outras que apenas escondem banha da cobra por vender.
Ato contínuo, sobem a palco alguns sacerdotes que se julgam, a si mesmos, tutores da democracia e do sentir do povo, ajuramentando tais teorias como se fossem catecismos imperativos. Um mecanismo que se alimenta a si mesmo: as personagens messiânicas, assim que ganham o estatuto messiânico, encontram largo séquito com facilidade. Quanto mais numeroso o séquito, e quanto maiores os supostos pergaminhos intelectuais dos gurus que propagam as ideias (falsamente) peregrinas, com mais frequência surge a convocatória para a entronização de tais ideias como catecismos que deveriam ordenar as relações num certo contexto.
Não passam de vulgatas, porém. Quanto mais delas pretendem fazer corpos intelectuais à prova de bala, mais apetece a dissidência. Uma dissidência metódica, criteriosa: a dissidência que se revolta contra imperativos categóricos, que são cada vez mais categóricos no coroar do processo de autoalimentação da autoridade moral das ideias. Chegado a este ponto o estatuto das ideias cuja fecundidade é amplamente propagandeada, afino o ponto de mira para a sua antítese. Não creio em personagens messiânicas, nem em ideias que procuram tirar do tabuleiro outras que sejam suas rivais.
De ideias assim, direi que não sei se são ideias malparidas, ou apenas malparadas.

Sem comentários: