23.8.16

O livro fechado

Jane’s Addiction, “Jane Says” (live), in https://www.youtube.com/watch?v=Z0hFQdEUQKM
Não paravam de dizer que um livro fechado não tem préstimo. Que o livro fechado era a antítese de um livro. Nunca perguntaram, todavia, se o livro era um perene encerramento sobre si mesmo, como se proibisse de se revelar aos olhos curiosos, ou se não havia olhos curiosos para transitar pelas páginas do livro. Não se sabia a resposta, simplesmente.
Até a haver resposta cabal, o que sobrava era o livro fechado, virgem aos olhos curiosos. Um maço de folhas diligentemente articulado em forma de livro, com capa e título, como é norma entre os livros. Ninguém sequer sabia se as palavras dentro do livro rimavam com o título. Ele às vezes há fautores de palavras que surpreendem ao sobreporem um título improvável ao livro que, depois de lido, não encontra correspondência com o título. Mas nem sequer essa empreitada estava em causa. Quem deitou os olhos no livro não ficou com um registo do título na memória. Apenas a impressão – e aqui a palavra vinha ao de cima com toda a vivacidade – de que o livro nunca tinha sido desfolhado. A impressão de que o livro contava uma história que nunca fora vista por leitor nenhum. Talvez um livro inútil, de acordo com as pretensões liminares de alguns. Se assim fora, eles eram culpados desse estado de coisas. Se o livro esteve em suas mãos, ou pelo menos ao alcance dos olhos, sem terem as suas palavras sido digeridas, esses não leitores eram responsáveis pela virgindade que contaminava o livro.
Mas esta discussão era outra inutilidade, porventura de maior jaez do que povoar o livro com o opróbrio da inutilidade. Pois não há livros que possam estar destinados a este ultraje. Mesmo os que se empoeirem em estantes ou em livrarias sem terem o uso da leitura. O livro fechado é um oráculo sobre uma curiosidade que ficou por saciar. Não se sabe as cores das palavras por dentro do livro, os sortilégios que possam conter, a trama, ou se se trata apenas de um livro-tese, ou de um livro sem preparos de literatura mas que, todavia, empresta uma finalidade a quem o lê.
O livro fechado é um segredo com cortinas de ferro. Um autor que fica por descobrir. Às vezes, é o melhor desiderato de um livro. Porque o autor quis, em paradoxal exercício, reservar o livro dos olhos outros. Em assim sendo – perguntarão os perplexos – que finalidade teve o autor ao dar o livro à estampa? A resposta: fazer com que o livro fechado que o autor é seja um pouco menos fechado a partir da sua possível abertura em forma de livro. Mesmo que seja para o livro continuar perenemente fechado.

Sem comentários: