21.6.16

Solstício nórdico

Sonic Youth, “Kool Thing”, in https://www.youtube.com/watch?v=SDTSUwIZdMk
Às onze horas da noite ainda não se pode dizer que é noite. Teima a luz diurna. Às três horas e meia da madrugada pode-se dizer que é timidamente madrugada. A luz diurna derrotou a noite envergonhada que, no dia que é o dia maior, é efémera.
Estão mal os noctívagos – espécie de morcegos humanos que celebram a noite e o embargo da luz a que se convencionou chamar natural, como se fosse uma fértil divindade de uma coisa qualquer a que eles deram chamamento. Por estas nórdicas paragens, a noite mal tem tempo para ir ao seu lugar. A curvatura do planeta põe os nórdicos lugares mais perto do sol. A noite apenas se penteia ao de leve no firmamento por onde mal espreita.
O corpo mais meridional, habituado a outro cosmos, estranha a reinvenção dos quadrantes do tempo e da luz. Olha pela janela do quarto do hotel e nota a luminosidade que, nos lugares meridionais de onde vem, corresponde ao entardecer. O relógio desmente: se o entardecer se pode dizer que acontece quando o dia entrou na vigésima-terceira hora, não é pelo diapasão meridional. E quando a luz diurna entra pelas cortinas do quarto e avisa que o dia chegou, mas o relógio anuncia que o dia neófito ainda só leva três horas e meia de existência, o sono evapora-se. Voa com a luz diurna que veio a destempo.
O equinócio do verão, termómetro que ajuramenta o dia maior, o dia em que o palco de luz natural derrota qualquer outro, açambarca o sono. O dia em que menos se dorme. As tarefas urgentes deviam coincidir com o equinócio do verão. E, de preferência, em lugares nórdicos. Como não noctívago, comemoro o equinócio de verão e, de preferência também, em lugares nórdicos. Como as coisas têm a sua simetria, já não tinha mesuras de provar o equinócio de inverno montado em nórdicos lugares. Em não sendo noctívago, e julgando que as trevas congeminadas pela noite são uma usura do tempo, preferia, nessa altura, ser visitante de meridionais lugares.

Sem comentários: