31.3.16

Medalha de mérito

Massive Attack, “Angel”, in https://www.youtube.com/watch?v=hbe3CQamF8k
Como se aprende nos escuteiros: ajudar as velhinhas a atravessar as ruas em segurança. Os lobinhos são como anjos protetores que mandam os carros abrandar da velocidade estonteante com que circulam, não vão atropelar as indefesas anciãs. Depois semeiam-se medalhas de mérito na lapela dos escuteiros, que as ostentam com indisfarçável orgulho. A bondade é tributária da recompensa.
As medalhas de mérito não deviam andar à mostra. O que só confirma que os escuteiros são exibicionistas e moralistas de primeira água (o que, no caso do segundo atributo, não constitui virtude). São moralistas, porque gostam da posição muito pedagógica de quem abre os olhos ao cidadão distraído das suas cívicas obrigações, apontando o dedo ao “caminho certo” para que a sociedade seja um lugar respirável. Que me lembre, ninguém pediu aos escuteiros e a outros moralistas de idêntica cepa para serem educadores dos cidadãos que eventualmente andem de palas nos olhos. Segundo (e voltando à primeira desconsideração), os moralistas e os escuteiros reivindicam a posição altaneira de quem arroteou o “caminho certo”. Exigem medalhas em contrapartida. Parecem o cão Mutley excitado à espera que Dick Darstadly pespegue uma medalha no seu peito. Não viria grande mal ao mundo, não tivesse a exigência segundas intenções: esfregar nas fuças outras as medalhas atribuídas por louváveis serviços ao grupo. É exibicionismo.
Se fossem altruístas, e se praticassem a bondade sem segundas intenções (o que eles configuram como bondade, para o caso de a bondade poder ser delimitada com objetividade e representar virtude admitida), não sobraria a vaidade das medalhas de mérito ostentadas à lapela. Porque, depois, nós, desafortunados a quem não são dadas proezas que permitam esbofetear ufanamente a generosidade praticada em favor do próximo, somos convidados a sucessivas genuflexões aos medalhados. É como se tivéssemos de agradecer porque os escuteiros e afins praticaram generosidade para fora de si mesmos.
Segundas intenções, convém lembrar outra vez. O que diminui o palco para a moralidade em cujo altar se entronizam e aumenta a mácula do exibicionismo. E como os dois (moralidade e exibicionismo) costumam fazer parelha, fujo a sete pés de escuteiros e moralistas quejandos. Prefiro as minhas fraquezas. E a discrição.

Sem comentários: