22.2.16

O labirinto das ideias


Hilmar Örn Hilmarsson & Sigur Rós, “Colours”, in https://www.youtube.com/watch?v=bPfRhBzh8Tw
Petição de princípio, mas em forma de interrogação: há ideias certas? Sempre se pode ripostar, com o véu das certezas categóricas, que as há. Caso contrário, que serventia tinham as ideias para quem nelas se revê? Se uma pessoa tira as medidas por ideias, a identificação é caução dessas ideias, toma-as como certas.
Às vezes, as interrogações lançam-se sobre as ideias que temos por penhor. Em exercício intempestivo, procura-se descoser as ideias. Não há ideias sem pressupostos, nem sem um formato que faça as vezes de alicerces. As dúvidas, alimentadas por uma torrente de interrogações, podem-se insurgir contra os pressupostos. E se os alicerces sofrem abalos telúricos, o corpo das ideias pode ficar comprometido. Questionam-se as ideias que vêm de trás e eram um farol. Fica pela frente um terreno virgem à espera de ser arroteado com ideias que venham substituir as que acabaram de ser depostas.
A demanda por uma nova bússola das ideias não é empreitada fácil. Não se consegue sem grande custo pessoal. Reaprender um código de identificação que motiva uma re-ideologização pode significar a rejeição de um passado, o que requer grande coragem e uma difícil dose de humildade. Muitas vezes, os ganhos não sopesam os custos. A sofreguidão de novas ideias é castrada pelos pesares que elas supõem.
As contrariedades podem ser maiores. A demissão de uma ideia e a re-identificação podem ferver angústias. Ou porque o sextante das ideias aponta para ideias que tinham sido combatidas, o que exige o desassombro de admitir que adversários de antanho estavam a coberto da razão (sem nunca perder de vista a subjetividade da razão, ou até a sua não importância). Ou porque alinhar em ideias ao lado dos seus defensores, por quem se nutre uma tremenda antipatia, aguça o apetite da impossibilidade (o que reforça a importância da subjetividade das ideias).
No imenso labirinto das ideias, há um mapa das estrelas que é a cerzidura das ideias. Para agravar as dificuldades da empreitada, é-me dado saber que as estrelas mudam de lugar no mapa à medida que o tempo muda as suas águas e as circunstâncias aquecem noutro lume (brando, umas vezes; outras vez, não).

Sem comentários: