18.12.15

Juntar as peças todas


Fatboy Slim, “Weapon of Choice”, in https://www.youtube.com/watch?v=wCDIYvFmgW8    
É um combate danado. As tempestades vêm de frente, esmagam-se no peito, convocam as lágrimas que rimam com a dor que trucida as veias. Desconjunta-se o corpo, numa desestruturação que, a páginas tantas, pode ser fatal. Dir-se-ia, a decadência. À volta, só vultos medonhos ensaiando uma coreografia narcísica. Os ossos dissolvem-se. A carne apodrece. As forças extinguem-se no que parece um estertor sem remédio.
É um combate danado. Apesar do corpo em decadência, o pensamento emancipado. Ligado a forças outras a que o corpo não se alimenta. Terçam-se armas porventura desiguais. O corpo desvalido cambaleia no seu estertor, enquanto o pensamento remoça como se estivesse numa órbita diferente do corpo. O pensamento não capitula. Esboça os termos do combate que não quer perder. E sabe: que em vencendo o combate, o combate danado, o pensamento resgata o corpo da sua decadência.
O combate não deixa de ser danado. No processo de desestruturação, as peças foram ficando caídas pelo chão na forma de sombra vetusta da outrora grandeza do corpo agora decadente. É preciso mapear os sítios onde as peças devolvidas ao chão foram deixando vestígios. E depois é preciso arranjar forças para percorrer esses lugares e reaver as peças todas. Mais tarde, ainda será preciso um plano para as peças: esquadrinhá-las todas, com perícia, ver onde estão as que ainda têm serventia e as que já perderam utilidade e precisam de sobressalentes. E diz-se: é um combate danado: o corpo fica entregue à sua letargia enquanto o pensamento sai do corpo e voga em demanda das peças perdidas. Sem saber se alguém tomou posse das peças desarranjadas ao acaso – que, para os estranhos, peças espalhadas ao acaso são terra de ninguém.
Mas – já se disse – o pensamento não se rende às contrariedades. Manda-se de peito feito às contrariedades, como fazem os heróis que cultivam o registo. Mal maior só se o pensamento ficar exangue, consumido pelas forças cósmicas que são esteio dos sobressaltos. O pensamento não tem nada a perder. Avança. Sem plano (afinal), que os acasos se pulverizam em aleatórias manobras. Não se sabe se vai triunfar, quando começa a função. A vontade é meio alimento. A outra metade vem da emancipação do pensamento, do seu poder autenticamente vomitivo.
As curvas sinuosas aparam-se na destreza de quem comanda o leme. O corpo é instrumental. O pensamento reverbera as fraquezas do corpo, emenda-as com outro balão de oxigénio. Depois de juntar as peças todas que ficaram perdidas no caminho.

Sem comentários: