5.8.15

A cenoura e o asno

Cocorosie, “Werewolf”, in https://www.youtube.com/watch?v=LgkAhj89IGA
Preceitos básicos da função humana: os prémios são devidos a quem os faz por merecer. Para que quem aprende a ser gente perceba que os troféus não chovem do céu. A metáfora vulgarizada na sabedoria popular é, talvez, excessiva. É uma alegoria em que entram cenouras e asnos, estes movidos pelo lenitivo de uma cenoura que alguém coloca à frente dos seus olhos. Excessivo, porque nem todos caímos na categoria de asno.
Descontando o excesso da alegoria popular, o que se recria é um módico de responsabilidade. Aprendemos mais tarde que este é o combustível da convivência com os outros (quando ela não é corrompida por certos desvios de comportamento). Se queremos algo e esse algo não depende apenas dos nossos atos volitivos, temos de provar que o merecemos. Muitas vezes, somos nós que pegamos na cenoura e a acenamos diante dos olhos. É o que se passa quando nos compete um desiderato e temos de conceber um método para o cumprir. Outras vezes, correspondemos a estímulos que vêm de fora. São outros que metem a cenoura à frente dos nossos olhos. Respondemos ao estímulo: mal a cenoura se hasteia no campo de visão, mexemos as pernas e os braços e damos uma injeção à vontade para romper a inação. A cenoura pode ser um remédio para derrotar a inércia. Também é um manual de crescimento, quando a cenoura é apresentada aos que ainda estão em processo de formação.
Às vezes, os preceitos passam pelo funil da distorção. Os troféus caem do céu diretamente no regaço de quem por eles é presenteado. Não chega a haver cenoura. É como se o mundo se movesse por milagre, pela simples conjugação das aspirações que, por o serem, acabam por ser automaticamente convertidas em realizações. Sem exigência de esforço ao destinatário do troféu. Sem que ele chegue a perceber que todos porfiamos até alcançarmos o que tiver sido ambicionado. Este é um dos sinalagmas de quem se educa para conviver com os outros.
O asno maior é o que põe o asno à frente da cenoura.

Sem comentários: