21.7.15

Braço armado

The Psychedelic Furs, “The Ghost in You, in https://www.youtube.com/watch?v=T87u5yuUVi8
Os atávicos. Mergulhados numa espécie de doença mental, medem os tempos que correm por uma bitola lunática. Uma bitola que medra nas suas cabeças apoquentadas. Vão ao baú da história tirar as medidas dos tempos que correm. Juram a pés juntos, pela honra da sua enorme presciência, que os tempos que correm arriscam a ser uma repetição de tempos conturbados de outrora. E como estão três degraus acima da lucidez dos demais, a quem acabrunham como próceres da ignorância, sabem, de antemão, que estamos no limiar de uma guerra.
Se a realidade teima em desmentir as profecias, fazem nova calibragem ao oráculo e torcem os factos para condizerem com a sua iluminada hermenêutica. As guerras, então, podem não ser apenas com armas. Podem ser guerras implícitas – ou, apenas, guerras vindas de dentro das suas cabeças atormentadas com a própria existência. Os fascistas e os nazis (mais ou menos embrulhados na mesma corja, sem distinção de grau) são ingredientes de uma retórica onde o mundo é perfeitamente a preto e branco: eles, os honrados, os que exibem moralidade a rodos, os que passeiam “ética republicana”, tudo de braço dado com uma pesporrência cansativa; e os outros, de tudo aquilo a antítese e logo arrumados num canto para onde são atirados os que, mesmo não se revendo nessa antítese, passam a nela habitar só por ousarem a discordância.
Estes novos loucos são gente perigosa. Enfeitam uma retórica demencial com ameaças de violência. Não se sabe, ao certo, se a violência que prometem é para ser cumprida, ou se são apenas como aqueles mastins que arreganham os caninos enquanto rosnam, sem terem a coragem de meter o dente na presa. Nunca se sabe; a cautela é um módico que se exige diante destes lunáticos que se consomem no interior da sua própria fúria.
Até lá, até chegar o momento (decerto por eles ditado para a ata da história – pelo menos da sua pessoal visão distorcida da história) em que a ordem se desfaz em caos, e vier o momento em que ficaremos a saber se as promessas de violência não passam de hormonais adolescentes mal resolvidas e de muitos filmes de pancadaria, ficamo-nos com a verborreia intensa e a diarreia intelectual infestada de adjetivação. E a fantasia de serem um braço armado de uma causa qualquer.
Devem ser os efeitos de quem convive mal com o envelhecimento.

Sem comentários: