17.6.15

Às três tabelas

Ought, “Around Again”, in https://www.youtube.com/watch?v=jn6E2QTmUmA
O taco em ponto de mira. Escorrega entre os dedos, ensaiando a estocada que se quer certeira. Um chamamento à concentração. Como se não houvesse nada em redor.
O olhar emparelha com o pensamento (estratégico). Fazem-se cálculos de cabeça. O empirismo ensaboa trajetórias possíveis: há um obstáculo entre o taco e a bola em que se quer acertar. Talvez não seja mal pensado fazer um atalho: procurar o amparo de outra bola, que serve de tabela àquela que se quer atingir. A empreitada não é fácil. Há ângulos mortos, ângulos impossíveis. Ou talvez não haja impossíveis. Às vezes, o melhor caminho é um passo atrás – lembrava-se de uma máxima popular (e dos “dois passos em frente” que vinham a seguir). Em vez de atirar a bola no caminho desejado, quem sabe se não era mais sensato fazê-la recuar, beijar os limites da mesa de jogo, imprimir-lhe a força necessária para ir ao fundo e regressar ao lado pretendido (que é o oposto do fundo).
A empreitada torna-se um emaranhado. Não se chega ao desiderato com um tiro seco; voltam os cálculos cheios de empirismo: é preciso gizar uma carambola, desfazer a harmonia do jogo estacionado, levar a bola projetada a roçar-se fragorosamente em três tabelas diferentes antes de tocar, devagar, na bola que é alvo. Passa o tempo e ensaia-se a impaciência do adversário. Está impaciente, mas não esconde um sorriso próprio de quem já pressagia o triunfo (ele admite a complexidade da empreitada, se estivesse no lugar do adversário). Respeita a concentração do adversário que continua a laborar em cálculos imensos e em estratégias alternativas. Para repousar a impaciência, bebe um gole de cerveja. Já está quente, não presta.
Foi quando o jogador tomou a sua vez, avançou decidido para a mesa de jogo, deitou-se em posição acrobática e, depois de meia dúzia de massagens no taco, disparou a bola como se a quisesse fazer transbordar da mesa de jogo. Espalhada a confusão. As outras bolas ainda em jogo mudaram todas de sítio. A bola projetada bateu na tabela do fundo, na tabela da direita, na tabela da esquerda até fazer caminho vagaroso para o lado contrário do fundo, onde estava a bola que era alvo. Três tabelas. A bola agredida ficara a dois centímetros da bola que era alvo.
O jogador perdeu a contenda. Gáudio para o adversário. Cumprimentaram-se à saída. E combinaram desforra.

Sem comentários: