10.2.15

Contrafortes

Beck, “Blue Moon”, in https://www.youtube.com/watch?v=g9tDy8RqQNE    
Os olhos detêm-se diante do monte imenso que se ergue ao céu. Parados ali nos contrafortes, percebem o miradouro que, àquela distância, mais parece uma miniatura de algo. Não é a imensidão dos montes, nem os alcantilados escarpados, que demovem a vontade. De trepar a serrania intrépida. De preferência, por uma senda que não seja habitada por gente, para a tarefa ser mais altiva.
Os olhos estugam o passo, ansiosos por verem o cume a ficar à sua altura. Investir pelos montes acima é o desafio. E também não é o vento glacial, nem a neve funda onde se enterram as botas, que demovem a vontade. O promontório que se aguça no auge é a harpa prometida aos deleites de uma melodia que não para de ciciar aos ouvidos. A teimosia faz o resto. Cinzela a vontade encorpada. Nada é obstáculo. Nem as inclinações mais íngremes, ou as partes bordejadas por um precipício medonho, ou as encostas onde se acama o gelo evasivo. O cansaço não chega a ser. Sobrepõe-se-lhe a promessa de império que vem às mãos da vontade indomável logo que os corpos se fizerem vontade maior e levitarem até ao auge. Demore o que demorar. Nem que seja preciso parar para recuperar o ânimo, quando a vontade ficar refém dos imponderáveis sobrevindos. Tudo será compensado com a gratificação quando o cume for sublimado.
O vento não sussurra, como na dobragem dos montes: grita aos ouvidos, é um agente agressor do corpo, esbofeteando-o com a neve que descompõe de seu leito. Mas o corpo resiste, encantado com a paisagem que se remexe na vista a trezentos e sessenta e cinco graus. Sentem-se equinócios. Medida das medidas. Sacerdotes dos pastores que cometem a loucura de adestrar o rebanho por aqueles montes inclinados. Tutores das almas gémeas que não foram destemidas e se resignaram pelos vales amenos.
Falta ainda o regresso. Mais o temor da descida, a que se soma a noite que depõe o entardecer. Pernoitar no alto da serrania sem agasalho seria uma demência. Os contrafortes são resguardo necessário. Onde se celebrará a proeza do cume subjugado. É o motivo sobrante. Consolo do regresso.

Sem comentários: