9.1.15

O homem das meias curtas

In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmyEiXcLp_NeMqbYTqfYbQ1FQvEL4WZG3JHQ2SvRhiYsYyzcVYiDz2_ScnYec7mlPD2ITcgwBWSHdiM9rl_eh0XliNLG1dYv4SSFGu2qkY2VRqdvFLu3OPovxx_OERs1OKsrJ4IA/s400/-3.jpg
Literato e erudito, o homem era um desajeitado nato. Havia assuntos que eram satélites da sua órbita de interesses. A estética, por exemplo, a pessoal estética.
Tantas vezes a secretária tinha de ajeitar uma gola assimétrica da camisa, ou avisar que a gabardine tinha uma nódoa do molho do que fora o almoço, ou que a gravata estava em contramão com a camisa, ou que trazia uma peúga de cada cor, ou a camisa amarrotada (já para não falar das vezes em que a paciente senhora, no papel de tutora dos cuidados com a higiene, envergonhada, lhe dizia que uma peça de roupa precisava de visitação à lavandaria).
Nas tertúlias, já era ornamento que afivelava as risadas a preceito de conversas onde vinha à tona o seu descuido. Entretido com os pensamentos profundos que o ocupavam, atirando em redor um ar displicente e ao mesmo tempo lunático, não percebia as observações dos que ganhavam coragem para fazer reparos à ausente inestética. Não que ele não soubesse de estética, que as suas (muitas) leituras andavam pelas fronteiras da filosofia e da estética. Mas era da estética não mundana, da estética como conceito filosófico. Quando descia à terra, era de uma incapacidade pungente. E ele, que dominava os conceitos e as teorias da complexa filosofia, mergulhava numa aflitiva inépcia para tomar conta de si mesmo.
Um dia, numa conferência muito concorrida, com ilustres literatos de internacional cepa, foi notícia por aquilo que menos (lhe) interessava. Em vez de se glosar a (na sua maneira de ver) brilhante e original prédica, comentavam-se as muito curtas peúgas que não quadravam com o fato gasto que usou na circunstância. Ficavam, pelo menos, dois palmos de pernas esquálidas e despidas de penugem à mostra, entre a muito curta peúga e as bainhas das calças subidas por se ter sentado na poltrona. E as pessoas, quase todas, distraíram-se do promissor discurso do literato, anestesiadas com o pavoroso quadro das pernas carnudas e macilentas espreitando nos interstícios das muito curtas peúgas e das bainhas das calças.

Sem comentários: