15.12.14

O natal não é ecológico (epístola dos ambientalistas às criancinhas)

In http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/bancoimagens/111206duro_iluminacao_natal_contagem_2011_222.jpg
As coisas como têm de ser ditas: o natal torna o planeta mais poluído.
(Podíamos ir por outro lado: o natal é uma época de consumismo que aliena. Os hábitos deseducam as criancinhas, que nem percebem que há valores mais importantes. Mas isso não é chamado para esta epístola de pedagogia ambiental, porque os ambientalistas sabem separar águas.)
Toda a gente (ou quase) fica encantada com as iluminações de natal. As autarquias locais têm as suas. Rivalizam, para ver quem leva a taça das iluminações mais deslumbrantes. As empresas colocam dizeres alusivos ao natal no exterior das instalações, iluminando-as com abundância. As pessoas têm em casa árvores de natal (ao menos que sejam artificiais) com muitas luzes que ficam acesas pela noite fora – é o espírito natalício, dizem. O que vocês devem saber é que a luz pode vir de fontes poluentes. Mais consumo de luz aumenta a poluição. Ponto assente: o natal é poluente.
O natal é muito sobre a mania das prendas. Que vêm embrulhadas. Para virem embrulhadas cortam-se muitas árvores, de onde se fabrica o cartão e o papel de embrulho. Se o natal não fosse tão consumista, e se não houvesse a mania de fazer embrulhos flamíferos, não era preciso matar tantas árvores. O natal tem o seu quinhão de responsabilidade numa paisagem mais árida e desinteressante. As prendas, ainda. O materialismo natalício dita mais produção de todas as coisas que habitualmente são oferecidas no natal. O que vocês têm de saber é que quanto mais se produzam coisas mais poluição é atirada para a atmosfera, para os rios, para as terras. Estão convencidos de que o natal faz mal ao ambiente?
Mesmo as renas que transportam S. Nicolau (na generosidade dos presentes natalícios) fazem mal ao ambiente. Não se iludam se alguém contrariar a sabedoria de quem quer bem ao ambiente, dizendo que as renas são amigas do ambiente pois S. Nicolau podia viajar em potentes aviões que, esses sim, fariam dano na atmosfera. As renas também não são amigas do ambiente. A flatulência tem metano, que aumenta o buraco do ozono. Se não houvesse a mania do natal, as renas eram menos e o buraco do ozono também.
É destas coisas, pequenas mas importantes coisas, que vocês têm de saber para não se iludirem pela fantasia do natal. Porque o natal faz mal ao ambiente. E o ambiente é a vossa casa futura.

Sem comentários: