1.9.14

Da dissolução

The Jesus and the Mary Chain, "Cracking Up", in https://www.youtube.com/watch?v=X0Y-VEk7ATs
Bendita herança do tio ancião. Agora que começara o fartote de dinheiro, começou a dedilhar o mapa dos excessos. A primeira resolução foi deitar fora o relógio – todos os relógios, esses tiranetes que o aprisionavam à medida do tempo. Depois, deixou de ser preocupar com o trabalho. Estava nas tintas para as malsãs prédicas moralistas dos parentes e dos amigos de antanho. Queria, doravante, ser como um carro em permanente despiste. Sem regras. Experimentar o que nunca a decência impostora deixara experimentar. Às horas que fosse, sem horários, sem convenções, sem planos desenhados com uma burguesa caneta de tinta permanente em papel de almaço deitado em cima de um estirador.
Começou a anotar os excessos no mapa dos excessos criado para o efeito. Descuidou-se na aparência. Se havia dias que não apetecia cumprir os rituais da higiene, deitava-se à negligência. O dinheiro abundava e começou a reparar em companhias que medravam do efémero nada. Havia gente que frequentava o mesmo bas fond e que depressa desaparecia de circulação. Acontecia passar horas a fio em conversa com essas pessoas. Muitas vezes, quando dava conta da sua súbita falta, nem sequer se lembrava que tinham um nome. Passou a não saber onde dormia. Passou a não saber com quem acordava – e com quantas pessoas acordava, todos imersos nos mesmos suados lençóis, numa censurável promiscuidade, se ainda respeitasse os cânones moralmente corretos.
Os excessos tudo alimentavam. Erupções de criatividade, lavradas em papel sujo e amarrotado. Esquecimentos que fermentavam na senescência da memória encardida pelas drogas várias. Por vezes, pisava o risco da ilegalidade. Dera consigo a fugir da polícia. A partir montras só porque embarcara na vertigem do protesto contra o sistema por estar acompanhado de certas companhias. O caderno dos excessos engrossava. Pelo meio, duas ou três idas ao hospital, que o organismo recaía ao passar pelo crivo dos excessos. Os amigos de antanho não se lembravam dele – ou era ele que se tinha afastado, já não se recordava bem onde era o início.
Às vezes, eram tanto os excessos, com cicatrizes que demoravam a sarar, que prometia deixar a dissolução em todas as suas variedades. Mas o mapa dos excessos, volumoso que era, tinha ainda muitas páginas em branco para anotar.

Sem comentários: