10.7.14

Dia mundial sem adjetivos

In http://popfixonline.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/p/r/pronto_arabescos_borboletas_c.jpg
Os adjetivos são como as ervas daninhas do jardim. Florescem tão rápidas, sobrepondo-se às demais relvas que provam a sua sanidade. E, contudo, é um prazer rastrear o jardim à cata das daninhas, tirando-as pela raiz, cerceando a sua área entre as ervas que têm serventia. É o deleite de as ver decepadas, antes de o íntimo prometer a mesma tarefa quando depois os olhos mapearem o jardim em demanda de novas daninhas.
É assim com os adjetivos num texto. Reforçam ideias. Caucionam figuras de estilo que – julga o escritor – embelezam o texto. Às vezes, os adjetivos são palavras com força, emprestam ênfase ao texto. Mas, às vezes também, é fácil escorregar para o exagero de adjetivos. Pode ser da atração pela palavra, pela sua pluralidade, que desata a procura de adjetivos atrás de adjetivos. O texto afunila. Torna-se baço. Pode exibir uma erudição que é tangente à sobranceria. São arabescos que vêm em cima das palavras que deviam ser nutrientes da simplicidade, mas perdem-na logo que são colonizadas pela abundância de adjetivos.
Raramente uma frase é um deserto de adjetivos. Há textos que repetem frases enxameadas de adjetivos, às vezes num abuso através da multiplicidade de adjetivos que servem a mesma frase. O texto deixa de ser linear. Enfeita-se de curvas, de muitas curvas, que distraem o leitor para o acessório. Talvez a simplicidade das letras dispense adjetivos. Pois os textos devem limpar toda a água que não é precisa. Contrapõe-se que os adjetivos são ornamentos da literatura. Que ninguém os declarou proscritos. Nem tal seria admissível, pois seria entorse à liberdade de expressão. A subjetividade deve curar do resto. Dos autores que abusam da adjetivação, podem os que não se reveem no estilo descartar as páginas que eles selam.
E já que há tantos dias mundiais de tanta coisa, podia alguém, ilustrando hostilidade aos adjetivos por os considerar ervas daninhas, declarar o dia mundial sem adjetivos. Para, ato contínuo, dissertar sobre o assunto num texto (de preferência) sem adjetivos. Como este. Segundo a incongruência de quem se lembrou de largar a artilharia sobre os adjetivos quando, nos dias outros, neles é prolixo.
(E lá veio um adjetivo infetar o texto que se queria deles isento).

Sem comentários: