23.5.14

Aquário


Metronomy, "I'm Aquarius", in http://m.youtube.com/watch?v=iQS4oa-dgLY

Aquário de águas translúcidas, como soe ser com a transparência que se não apregoa, antes se pratica. Aquário onde as águas se decantam de todas as impurezas. Podem os peixes todos encontrar regaço nestas águas, que elas não se inquietam. Podem as mãos que se metem nas águas prometer remoinhos, que mal elas se despojam da sua presença resgatam a quietude. Um aquário perene, mesmo quando há sobressaltos que devolvem sombras ao horizonte. 

Podem as águas ser temporárias senhoras de uma volição própria, tirando partido do desassossego; será coisa de pouca dura, pois a fortaleza interior sobrepõe-se à penumbra que desagua sobre o peito descarnado. Pois é de tendência dominante espantar demónios que intuem apoquentações. A parede do aquário é de uma força granítica, dir-se-ia ter a mesma resistência que dos materiais das barragens é predicado. 

Como aquário sem freio, há toda uma generosidade pronta a ser desembainhada. Descomprometida, unge-se por quem dela tem merecimento. Sem pagas nem retomas, ou favores por cobrar. Pois as águas que nidificam no aquário são matéria nobre, delas podiam esboçar-se estátuas imponentes, o zelo pela perfeição de que dizem não ser pergaminho humano. Uma miríade de olhos deita-se nas apetecíveis águas do aquário. Parece tão nítido, tão à mão de semear. E, todavia, num acesso final, quando as mãos investem num gesto de demanda do interior do aquário, ele desvanece-se. Talvez tudo não passe de uma alucinação, os olhos sedentos de amparo vendo o que não tem existência. 

Desconfortáveis, os desenganados erram pelas ruas da cidade. Não conseguem reprimir lágrimas que depressa se tecem em pranto. Não augura fado promissor. Do lado contrário, continua a jurar que é um aquário de águas abertas, com cais franqueado aos que motivam merecimento. Não será de admirar que ele seja tutor de quem merece medrar nas águas do aquário. Pois ele é o aquário, seu senhor e caução da sua vontade última. 

Sem comentários: