26.3.14

Aterragem de emergência

In http://rlv.zcache.com.pt/corvos_do_voo_floresta_olhos_deleveis_autocolante-rcad74d499c6246b3a7c7a6de2435206f_v9wxo_8byvr_512.jpg
Podia ser sobre os pássaros – agora que o tempo em desocupação deixava de molho o tempo morto para ser saciado como aprouvesse. Descobrira o agrado de ver os pássaros: de seguir a trajetória dos voos coreografados, de como ameaçam despenhar-se em piruetas escaldantes, ou de como sincronizam o voo quando voam em bando. Havia pássaros mortos no meio do jardim – por doença ou descuido, que um predador não perdoa quando os pássaros tropeçam na distração fatídica. Ou talvez fosse uma mal calculada aterragem de emergência e os parafusos desapertados atiravam a ave contra o solo, sem poder sobreviver.
Às vezes demorava-se na observação da passarada em socialização. Quase dera consigo a rivalizar com ornitólogos. Anotava os movimentos das asas, as danças experimentadas pelos pássaros em redor, quando andavam em bando e quando voavam em solidão. Anotara as espécies que conviviam no denso arvoredo do jardim. Percebeu a hierarquia das espécies: os corvos tinham prioridade na comida que aterrava no chão. As gaivotas julgavam-se imperatrizes, mas não conseguiam afugentar os corvos. Nem sempre os maiores fazem vingar a sua vontade.
Os corvos eram, em contrapartida, os mais desajeitados no voo. Pareciam trôpegos quando terçavam as asas no voo. Os corpos abanavam de um lado para o outro até conseguirem estabilizar no ar. Pareciam atemorizados pelas alturas. A melhor maneira dos pássaros mais pequenos ficarem em sossego era atamancar voo até às mais altas copas das árvores. Sabiam que não eram importunados pelos corvos, que capitulavam pela vertigem das alturas. E tão desajeitados eram os corvos, que vê-los apontar o voo ao solo era uma aflição. Era como se um avião viesse em avaria e tivesse de antecipar a aterragem, avisando o aeroporto mais próximo da aterragem de emergência. Alguns caiam no solo, ziguezagueando de um lado para o outro, mesmo no limite do precipício que era o estrépito da aterragem abortada.
Lembrava-se de alguns corvos desastrados a esborracharem-se no chão por inábil aterragem. Ele afinal há tanto garbo por aí instalado que se desfaz em nada à primeira aterragem forçada. A fauna era uma lição. A aterragem de emergência podia ser sobre os pássaros desajeitados. Ou também sobre outra coisa qualquer.

Sem comentários: