27.9.13

Quando há violência, há alguém que estava a pedi-las


In http://www.downloadswallpapers.com/wallpapers/2012/fevereiro/wallpaper-luvas-de-boxe-2512.jpg
Há gente que pensa com os pés. Como aqueles que procuram justificar o injustificável – se estivermos de acordo que a violência, qualquer violência, escorrega por entre o lodo do injustificável. (Eu sei: estou enganado, enfeitiçado por um naco de lirismo, e que as coisas na sua insuportável forma de ser são a negação das líricas formas de as ver.)
Ouço e peço meças à atenção para escutar sem interferências de pensamentos outros: dois idosos reclamam inocência para um burgesso que agrediu outro porque este teve o despautério de manifestar a sua liberdade de expressão. Os dois convergem no diagnóstico: a liberdade de expressão do agredido foi à guisa de provocação (para o agressor). Como se repõe a (soez modalidade de) justiça? O provocado, em sentindo-se provocado, atropela a liberdade de expressão daquele que julga seu provocador e atira-lhe dois covardes sopapos no pescoço (covardes, pois foram largados pelas costas). Lição que daqui se retira: antes de exercer o mais básico direito à liberdade de expressão, há que adivinhar se alguém vai acusar a posição de provocado. É que os provocados inflamam-se de fúria e podem resolver à maneira do homem das cavernas uma contenda que nem sequer devia ser contenda. A liberdade de expressão combate-se com a contrária liberdade de expressão.
Estes valentes que empestam as redondezas com a sua boçalidade violenta são espécimes perigosos. Acham que intimidam quem tem a ousadia de se situar nos antípodas das posições que ocupam (pois que divergir é uma ousadia, e das intoleráveis, ao que se faz constar). Intimidam, primeiro, como tentativa de dissuasão dos que vierem de lados diferentes. Se a intimidação não for bastante, as palavras cavalgam para a ação violenta. Como gostam de dizer, ufanos, sem talvez perceberem o primarismo a que se abraçam, “tudo se resolve com uns sopapos”. Nem que, à falta de física coragem para serem os próprios a distribuir os prometidos sopapos, encarreguem uns mercenários da violência a soldo de uns quantos cobres. Ah, tanta a coragem!
Folgo em saber que há quem assim pense: que divergências e provocações (ou que assim o sejam entendidas) podem ser resolvidas à bofetada, ao pontapé, ou mesmo ao tiro quando a provocação seja de lesa majestade. Sejamos todos tutores deste ignóbil comportamento. E assim sucessivamente, até sermos todos um bando de selvagens que pensa com os pés e atua com as patas.

Sem comentários: