29.8.13

O sol embotado


In http://2.bp.blogspot.com/-AGtEpl0B8OQ/UEOrHQ8ckEI/AAAAAAAAAhM/DzcRTjIdg4Y/s320/DSC02118.JPG
Há razões várias para não morrer de amores pelo verão. O calor, quando lhe apetece ser uma asfixia, o mesmo calor que dita a sudação dos corpos e os cola às roupas peganhentas e pestíferas. Ou os mosquitos que têm na canícula alimento; mas só aperitivo, que depois se banqueteiam com o sangue que anda dentro de nós. Ou, ainda voltando à matéria odorífera, pese embora os banhos ensinados como preceito de higiene pessoal, o suor em que o corpo se derrete em horas de canícula que se transfere para o odor infecto em certas pessoas.
O calor, quando é excessivo e mais parece um forno que se abre quando saímos à rua, é convocatória à indolência. Não se insinua que não tenhamos direito ao ócio nos dois dias da semana que o calendário convencionou serem de descanso, ou no tempo de férias que as conquistas sindicais padronizaram. O mal é que o calor é um alfinete que se espeta aleatoriamente no calendário. Pode calhar em tempo de trabalho. É quando o calor frita os miolos e o trabalho se ressente. Ou quando o tempo se revolve pelas entranhas e é tomado por luciferina entidade que vomita fogo por onde passa. Em tratando-se desse Lúcifer adejar sobre florestas, os incêndios propagam-se com a bênção da temperatura tórrida acolitada pela humidade reduzida e pelo vento quente e seco que é gasolina em cima dos incêndios.
Quando os fogos se demoram, uma nuvem de fumo estaciona no horizonte acima dos olhos. As cinzas levitam no céu, adulterando-o. Pode não haver nuvens, as convencionais nuvens onde se condensa a água depois derramada em forma de chuva. Mas o céu é dominado por nuvens de faúlhas sopradas pelos ventos dominantes. O sol intimida-se. Sem força para romper com a densidade das cinzas que se acastelam, o sol quebranta-se. Fica desmaiado, fazendo de conta que não foi um dos culpados da extorsão afivelada nos incêndios luciferinos. Eis outro motivo para não louvar o verão: quando o estio se converte em excessiva canícula, o sol, o tão sagrado sol pelos adoradores do verão, embota-se.
O verão é uma contradição insanável.

Sem comentários: