29.7.13

O céu é verde




In http://www.efecade.com.br/wp-content/uploads/2013/01/A268.jpg

Na escola ouvi dizer que o céu era azul quando o sol dissolvia as nuvens. Não acreditei. Porque em sonhos, e os meus olhos confirmam os sonhos, o céu aparecia verde. Talvez porque ouvi um professor dizer que o verde é a cor da esperança – mas noutro dia ouvi o meu tio dizer, categórico, que isso de se dizer que o verde é cor da esperança é um lugar-comum maçador.

Não me importo que se diga que uma coisa poética seja um lugar-comum. Sempre ouvi a minha mãe protestar que o meu tio tem a sensibilidade de um búfalo. Também não me interessa que os outros meninos da escola trocem de mim porque numa composição pedida pela professora de português descobri que o céu se tinge em tons de verde. Nos meus sonhos mando eu. Neles só entra quem eu admito. O meu tio, que se baba quando vê umas rapariguinhas colegiais em trajes estivais, e que não dá conta da sua boçalidade quando se senta à mesa, conta tanto como um desconhecido que se cruza comigo à saída do barbeiro. Aos outros meninos da escola, que me votaram ao ostracismo quando revelei sensibilidade poética, deixo a barbárie do comportamento. Porque para mim o céu é verde e ninguém me desconvence dessa certeza. É verde quando está embaciado, é verde quando a noite se insinua e os olhos acreditam que a escuridão tomou conta do verde do céu. É verde o céu quando os meus olhos se anestesiam em sonhos. E continua verde quando eles se desembaraçam do sonho e os pés aterram no chão. Também ele verde.

Que me digam que aprendi a ser lunático com leituras que mais ninguém lê, ou que acordo para o dia com as alucinações que os outros dizem ser minhas, é uma dor que não me oculta os sonhos. Pois todos os dias olho ao céu e vejo tingido de verde, como se fosse uma perene aurora boreal.

Sem comentários: