20.6.13

Uma ovelha negra


In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEje8peSKjxI1zR5vjLVdiC_ea5ykQDKB7GWv8P4v__w3kPJ5We49UxMqykAgmnYSnepyKSvc9kD0jtThvWNqW09rgGmYbO95HDOhO9Pb911LY-6pxaFrhyZEcfnE0kiICs0LzZF1g/s400/Ovelha+Negra.jpg
Um rebanho. Ordeiro, para favor das convenções. Atira-se a sanha aos que quiserem ser tresmalhados. A censura preventiva vem ao de cima. Dissuade os comportamentos que os costumes não toleram. Se houver gente que quer ser tresmalhada, a censura mostra os dentes caninos. Para ver se a vergonha, que não foi convincente com a censura preventiva, humilha os delinquentes dos costumes. Aos mais teimosos, os que nem perante tamanho bastão desistem de tresmalhar do rebanho ordeiro, fica o pior dos ónus (na lente perspicaz dos julgadores da sociedade devida): são atirados para o cárcere da sociopatia.
O recato da normalidade é insuportável para os espíritos inquietos. As algemas mentais rematam um caminho estreito, as baias por onde a normalidade se move. Não há lugar a roturas. Na há lugar a pés fora da estrada, que os caminhos nunca dantes experimentados podem revelar mistérios que devem manter aura sagrada. O rebanho é educado, desde os rudimentos do entendimento, para não se incomodar com as perguntas que incomodam. A indulgência aceita que, no tirocínio das ovelhas, as que espreitam a tentação de serem tresmalhadas façam um par de perguntas que incomodam. Mas só um par de perguntas. Não mais. A indulgência é pedagógica,  interiorizam os que se servem da paciência que é nutriente da indulgência. A resposta em tom grave, com ameaça anestesiada como cenário, serve para intimidar. Tanto que se espera que os candidatos a tresmalhar desistam da intenção.
Uma ovelha tresmalhada vale mais que mil ovelhas candidamente respeitosas, serventuárias da normalidade que o momento entronizou. As ovelhas adestradas engolem as perguntas que as incomodam, por saberem que podem desatar o incómodo (e a ira) dos cultores das convenções estabelecidas. Preferem ser eunucos do saber. Preferem o conforto das convenções que não caucionam interrogações às convenções. Sequestradas, ficam do tamanho pequeno que é o seu abismo perene. Timoratas, mas covardes na coragem de lapidar os poucos que são dissidentes, perseguem as ovelhas negras (que apenas são tresmalhadas).
As genuínas ovelhas negras não se perturbam com o assédio. As pequenas reses, pequenas como irrelevantes, são tratadas com indiferença a preceito. 

Sem comentários: