14.1.13

Sportsmanship


In http://images.bimbobakeriesusa.com/healthykidslanding/bimbobread/SportsmanshipLarge1.png
Quer meter o físico em competições desportivas e a prática do desporto é a prioridade em vez dos resultados? A atividade desportiva é um ato lúdico, porque uma competição desportiva não é – não pode ser – um teatro de guerra onde os praticantes juram vingança nas derrotas e humilham os derrotados quando fazem o saldo dos triunfos? Respeita o adversário por admitir que é pessoa, respeita-o porque sem ele não é possível praticar o desporto? Respeita-o sem o deturpar, sem dele fazer o inimigo a prostrar sob o jugo da sua proficiência atlética? Cumprimenta-o com a mesma ausência de rancor à entrada e no final de uma competição? Seria incapaz de montar jogos psicológicos para amedrontar o adversário? Era incapaz de se aproveitar de uma doença do adversário para tirar proveitos desportivos? Amesendava com um adversário? Não se adivinha a perder o apetite, ou o sono, quando a derrota o sondar com o seu desagradável odor? Não consegue, sequer, sondar o odor desagradável da derrota? Não perde um minuto de paciência com a impaciência e o mau perder de colegas de equipa? Sabe o significado de “desportivismo”?
Se estas interrogações causam estranheza, e se a elas todas o sim foi resposta, não afie a pontaria para o desporto contemporâneo. As desilusões serão o legado a cair-lhe no regaço. Pois hoje o desportivismo foi diluído do desporto. Ele é na alta competição, onde os fins açambarcam os meios, onde o fanatismo faz confundir desporto com religião. Ele é até nas competições a feijões, com inadvertidos atletas que, ufanos, confessam que nem a feijões gostam de (e sabem) perder.
Este é um mundo em que há lugares difíceis. Quando as frustrações da pertença a este mundo, ou os desenganos dos frustes, sobem à tona, o desporto é expediente para se fazer de conta que é aquilo que se não consegue ser quando o cinzento quotidiano arfa ao pescoço. Não são atletas, nem apoiantes; são todos doentes. Se respondeu “sim” às perguntas arroladas, fuja das competições desportivas.

Sem comentários: