16.8.12

Em saldos


In https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIJBXOtf_NlDYckN6yOP8sqEs_3e-JlOK24atjlB7wo3KMdmc13xbtreF4lnEdeuv2xV6T3brMUOgT0nShmFJw2CHi63IkiXf06XGaYwY5GUZYMY6w0Kn6Gq0oauDppallMfOO/s400/Painel-Saldos-%255B-Rotativo-%255D-01.png
A ética capitalista, em maré baixa pelos tempos que são, consagra os saldos como hino à humildade. Uma empresa aceita que ao preço lucrativo já não consegue atrair clientela capaz de escoar os derradeiros stocks. É quando a máquina de calcular entra em ação para fixar o desconto pespegado à etiqueta que anuncia o produto. A empresa compreendeu que os clientes mais ávidos já tinham comprado a mercadoria e que, a partir de certa altura, escasseiam os consumidores dispostos a pagar o preço justo pelos primeiros compradores. O vendedor aceita baixar o preço como engodo para os clientes que achavam dispendioso o preço primeiro, ou para seduzir outros que, a um preço mais baixo, se alistam no mercado de escoamento das sobras que, de outro modo, vão encher os armazéns de relíquias.
É uma ética quando se é humilde e dá o braço a torcer. Os saldos são como uma mensagem para os compradores que ainda o não foram por esbarrarem num preço que não podem (ou não querem) desembolsar. A mensagem é uma confissão do vendedor: “eu aceito baixar o preço se o comprador quiser outra oportunidade para deitar a mão à mercadoria”. Com os saldos, o vendedor admite que estava, antes deles, a obter um lucro alimentado pelos compradores aliciados pela mercadoria.
Esta ética adiciona outra vantagem, na forma de uma segunda, e talvez mais subliminar, mensagem: quem comprou o bem ao preço muito lucrativo para o vendedor, já sabe que noutras épocas a empresa vai agendar saldos vantajosos. Com os saldos, o vendedor envia um sinal ao comprador que já o foi e o poderá voltar a ser depois: “aguardem pelos saldos, sejam pacientes, saibam obter poupanças com o que comprarem”.
E ainda dizem que a economia capitalista é uma sórdida história de manipulação das vontades dos compradores, das vontades assim sequestradas pelos truques comerciais de quem vende. Os ricos estão a precisar de um Robin dos Bosques, ou de um ideólogo que desfaça preconceitos às três pancadas alinhavados por profetas que defendem (ou dizem defender) os desvalidos.

Sem comentários: