7.5.12

Um jamboree para Domingos Ferreira


In http://karenknowsbest.com/wp-content/uploads/2012/03/goldman-sachs-vampire-squid.jpg
Os papões, essas míticas personagens que antolham o sono dos meninos, convertendo-o em pesadelos que terminam em terrores noturnos. Malévolas personagens embebidas na pureza do mal, ungidas pela saliva do fel. São vampiros que se saciam no sangue de toda a gente, a gente possuída por enternecedora ingenuidade que é auspício da sua própria sepultura.
E, todavia, diante dos sinais tão claros das maldades praticadas todos os dias pelos melífluos que mergulham na sua abastança, o povo inerme consente. Valem-nos caridosas e mui vigilantes almas que correm o risco de extinção física por serem delatores das conspirações congeminadas pelos fautores de todos os males. Ao não fermentamos a insubordinação, retirando do poder os que se deixam corromper pelos lóbis financeiros, os voluntários da bondade ficam reféns da nossa apatia.
Dois nomes juntam-se à narrativa: Goldman Sachs (GS) e Domingos Ferreira. No Público da sexta-feira passada, o segundo denunciava a primeira. O libelo acusador vinha em meia página de opinião. E que terríveis maldades são imputadas à GS: manipulação de mercado, enganando investidores que apostaram no sentido errado só para a GS recolher lucros montanhosos; jogar com as vidas das pessoas que lançam no desemprego, como resultado dos lucros que lá continuam a aumentar; especulação com matérias-primas, com o pecaminoso, milionário lucro na mira; complô com agências de rating para deixarem certos países à beira da apoplexia, fragilizando-os ao ponto de terem de privatizar empresas apetecíveis ao preço da uva mijona; cumplicidade com os governos e as organizações internacionais, infiltradas de cima a baixo com toupeiras metidas pela GS.
E tudo isto perante a passividade do povo, que continua a encolher os ombros e a escolher os mesmos que se dizem pagos a soldo de ouro (mas debaixo da mesa) pela GS. É o novo império do mal. E eu, talvez muito ingénuo, continuo sem conseguir acreditar como pode tanto mal reunir-se numa entidade só. Como pode a GS mandar no mundo, contra o mundo e a favor do seu enriquecimento cada vez mais milionário, com o preço da fome e do desemprego e da pobreza dos demais.
Mas a minha muita ingenuidade não é tanta ao ponto de crer em mitologias. Elas são isso mesmo, mitologias, porque são improváveis (no que a palavra remete para impossibilidade de provas). Aguardo que Domingos Ferreira ofereça provas das travessuras da GS.

Sem comentários: