3.5.12

A generosidade é isto


In http://solrac.preto.zip.net/images/harem.jpg
Era muito tímido. Acho que me apaixonava três, quatro vezes por dia, Mia Couto, entrevista ao “i”
A pedra tumular das incongruências? Nas palavras que se abraçam em frases desligadas. Um tímido que se apaixonava três ou quatro vezes ao dia só pode ser volúvel. Um doidivanas inconsequente, as hormonas em constante ebulição dos sentidos a cada donzela donairosa que, lânguida ou não, desfila diante dos olhos. E os olhos em combustão permanente, atirando vapores em sinal das febres que ruborizavam o corpo. Logo viriam os cordatos sacerdotes da decência interpelar a esquizofrenia da paixão. Atentado contra os costumes. Nem que fosse pela tenra idade, ou pela inocência de quem está embebido do tirocínio da existência, a decência admite tais preparos. Homessa, pode lá um homem a sério tantas vezes se enfeitiçar ao dia por diferentes mulheres?
Ou podia apenas ser de uma generosidade desarmante. O escritor mostrando a sua enorme alma, bem maior a estatura do que a pequenez providenciada pela genética. E pode tamanha grandeza ser desaproveitada? Não deve. Os amplexos e os ósculos em diferentes donzelas eram ato de entrega, o sublime altruísmo de quem distribui as cores avivadas de uma paixão incendiada por uma alma maior. Um serviço em prol da humanidade. Quem pode reprovar tanta generosidade? Se é para captar à letra as palavras desembainhadas pelo escritor, só lhe faltou não ser prisioneiro da timidez para arregaçar mangas às intermináveis conquistas.
Só lamento que este seja um lugar repleto de comportamentos sem fio condutor. Os dois pesos para a mesma medida. Soube-se que o autoproclamado arquiteto mor da revolução de abril vive em declarada bigamia (com o consentimento de ambas as consortes) há um ror de anos. Os habituais apaniguados, mais uma seita habitualmente condescendente com as traquinices do “Óscar” (nome de código), derreteram-se no romantismo da confissão passada a biografia. Fosse um mortal comum, sem direito à complacência acrítica, e a lapidação em praça pública sentenciada já teria sido. Sem recurso admitido.
As complexidades da alma feminina sobram para dispensar o desdobramento das paixões.

Sem comentários: