22.5.12

As patacoadas dos atores de cinema quando metem na cabeça que para além de estrelas também são ativistas de causas diversas


In http://www.lonelyplanet.com/maps/caribbean/haiti/map_of_haiti.jpg
Sean Penn aconselha as mulheres a fazerem greve ao sexo a menos que os consortes façam um donativo para as mulheres do Haiti. Para além de ficar a milhas da causalidade entre ambas as coisas, fiquei sem perceber se o sacrifício é apenas para os espécimes masculinos ou se o ator tem uma concepção – como dizê-lo? – enviesada dos prazeres carnais.
É o que dá quando alguém se mete pelas vielas do desconhecimento. Os amadores fartam-se de tropeçar nos buracos escondidos, que só os conhecedores, com a sua destreza, conseguem detetar. Talvez os artistas de cinema sejam como certos profissionais donos da opinião, que montam nos tamancos da autoridade intelectual e levam tudo por diante – são tsunamis da sabedoria que cavalga em invejáveis doses de conhecimento. Os artistas de cinema que se convencem de uma missão doutrinadora, sempre rimando com justiça social, servem-se dos mesmos pergaminhos. A fama levita-os a estatuto próximo de cátedra do conhecimento. Quando falam, o resto do mundo (para além da exigível genuflexão) bebe acriticamente as palavras doutas.
Um mestre em comunicação dirá que Sean Penn foi mesmo catedrático da dita cuja. Se apenas entoasse umas palavras a favor das mulheres do Haiti que sofrem os horrores documentados, poucos deitariam os olhos. Mas em vez do anonimato da causa (é o que dá, tantas causas politicamente corretas empoleiradas na prolixidade do artista), atam-se-lhe umas palavras bombásticas. Mete-se sexo ao caminho; pior ainda, uma greve ao sexo se a malta da massa não abrir os cordões à bolsa, e já toda a gente (a que gostar da atividade sobre a qual a abstinência é aconselhada) sabe onde fica o Haiti e as privações por que passam as mulheres locais.
Que a causalidade seja mandada às malvas é coisa de somenos importância. E talvez não tenha aflorado à superfície da ocupada mente do artista que as mulheres que forem na conversa, mal vejam a transferência bancária do consorte e estejam subitamente prestáveis, possam andar nos limiares da meretriz condição.

Sem comentários: