4.4.12

Às duas por três


http://2.bp.blogspot.com/_9kv0Z2W0kac/S7E9Ica5nrI/AAAAAAAAII4/k4LsE1DlCtY/s1600/28_03.jpg
No campanário, dos sinos da igreja ecoa a sua estridência. O cura sai à rua. Olha com a sobranceria habitual, só para anotar os crentes que passam na altura e prestam humilde vassalagem. O cura olha-os com desdém. Sabe que as ignorantes criaturas que quis deus que assim fossem (néscias), mostram deferência pela vida – ainda que miserável – com que foram ungidas pelas graças divinas. Ele, o cura respeitado – o cura temido – é um servo entre os servos. Da má memória transparecem ventos das iniquidades que andam de braço dado com a história: quando os livros ostentam credenciais de igualdade, os grosseiros factos tratam de os desmentir. Um dos servos é servido pelos demais. É o cura.
Na aldeia, um punhado de gente desqualificada desalinha dos cânones. Não dirigem a palavra ao cura. Não respeitam a sotaina e o que ela representa – a autoridade delegada de deus na terrena província dos céus. Não se persignam, não habitam o templo no culto periódico, ausentam-se da doutrina sabedora, imensamente sabedora, que o cura prega do alto do púlpito. O cura tratou do os acantonar na resteva só com serventia para os tresmalhados. Destinou-lhes o archote dos infernos. Adormece o cura todas as noites com a recompensa de saber (ou de apenas imaginar) que os desataviados estão fadados a tão cruel destino.
Estes dedicam-se à sua vidinha. Emprestam-se aos pecados sublinhados a vermelho nos textos sagrados religiosamente obedecidos pelos crentes. Às tantas, de tanto ostracismo, refugiaram-se no palco dos pecados. Os repudiados, de tão generosos, adoram admitir razão a quem os difama.
Um dia, destapou-se o segredo de terríficas atividades de deboche. O cura, informado pelo sacristão, deitou-se a adivinhar responsabilidades e a distribuir culpas. Os com potencial de deboche eram um punhado, apenas – os pagãos incorrigíveis. O sacristão balbuciou a medo que três das fieis devotas, daquelas que iam todos os dias à necessária genuflexão eclesiástica, caíram na volúpia imprópria da sua condição precatada. Ainda por cima, mães de família.
O cura, encarniçado, quis repristinar a fogueira da inquisição. Para deitar nos fogos luciferinos os debochados que tinham desencaminhado tão inocentes mulheres. Foi um abalo telúrico que sacudiu a aldeia. Contra os prognósticos, os aldeões sublevaram-se contra o cura. Foi ele que teve de fugir apressadamente antes que lhe tratassem da tosse.

Sem comentários: