1.2.12

Da frente para trás


http://www.invicta.com.pt/images/sinais/informacao/H27.gif
E se um filme tivesse um ciclo de vida ao contrário – se ele começasse no fim e recambiasse a película em recuado passo? E se soubéssemos tudo acerca do porvir que nunca chegaria a ser e nada sobre o tempo gasto? Seria como se avançássemos pelo tempo já gasto e nós, embrulhados na penumbra imemorial, tateássemos esse tempo. O único tempo conhecido que, porém, ia sendo aprendido enquanto o filme rebobinava da frente para trás. Reminiscências, talvez.
A árvore entroncando fundo na fértil planície seria o bilhete postal do tempo no seu contraciclo. Minguava à medida que os sóis se punham detrás do horizonte hipotecado pelas cores rubras do ocaso. Minguava enquanto as estações passavam em mão o testemunho do arbítrio do tempo enclausurado em seu calendário alindado. E a árvore despojava-se de folhas quando a primavera arrimava, exibia exuberante folhagem quando o outono se anunciava.
Por este canto escondido de um tempo alternativo, envelhecíamos ao contrário. Os anos tinham uma contagem decrescente. Haveria um segredo qualquer, um acidente cósmico porventura, a ditar a marcha desbotada do tempo. Ou um sonho, talvez apenas um sono, o corpo vestido de branco a entrar numa arena, assustado com a audiência toda vestida de negro. E assim que o corpo levantou a poeira no lugar onde outrora gladiadores romanos lutaram com bestas esfaimadas, as pessoas sem rosto desfaziam-se dos mantos negros e retiravam-se das bancadas em passo recuado.
Por fim, ao cabo de extenuante jornada em que víramos o tempo sorvido por um buraco negro, já não havia mais película do filme à espera de rebobinagem. O chão, que nunca fora um tapete suave, de repente desaparecera debaixo dos pés. O tempo chegava ao seu fim quando o recém-nascido decantava a espessura da luz ao ser retirado ao ventre materno. Os pés, de tanto sangrarem, já nem sentiam as dores das pedras pontiagudas que foram leito do chão tormentoso. Anestesiados, abençoaram o precipício.

Sem comentários: