27.9.11

Como sair da crise: uma modesta proposta


In http://www.grzero.com.br/wp-content/uploads/2011/06/Calendário-2012-e-Feriados11.jpg
Tendo a firme convicção que há um Medina Carreira dentro de todos nós (descontando aquele catastrofismo endémico que arrelia), chegou a minha vez de ensaiar uma proposta para nos vermos livres desta crise tão arreliadora como o negativismo e a assertividade de Medina Carreira.
Não me comovo com o progressismo social que vai às catacumbas do passado repescar um pregão cheio de lirismo: “os ricos que paguem a crise”. Os economistas da esquerda radical, que ainda por cima exibem uma superioridade moral que é, no seu caso, uma contradição epistemológica (manda o relativismo que não existam imperativos categóricos nem moralidades superiores às rivais), são conhecedores do segredo para fazermos o funeral da crise: põem-se os ricos a pagar muitos impostos.
Não digo que estes economistas radicais sejam ingénuos. Eu é que não me considero possuído por este atributo. Por isso alinho mais na receita da moda, que é a austeridade. Primeiro, as autoridades deviam contratar as melhores agências de comunicação, daquelas com capacidades encantatórias, para persuadirem a populaça que tempos tão difíceis exigem a predisposição para o sacrifício pessoal. Depois viriam os melhores psicólogos explicar, em linguagem de gente normal, que sacrifícios pesados são um mal necessário para virar a página da austeridade e, depois desta, a da crise. Só depois viria alguém do governo, em necessária pose grave, anunciar que em 2012 todos (funcionários públicos e não públicos) teríamos de trabalhar 262 dias.
Faríamos os cálculos: quem de 366 (vai ser ano bissexto) tira 262, fica com uma sobra de 104. Como há 52 semanas no ano e cada fim-de-semana atravessa dois dias, estava tudo explicado. Daríamos de graça o trabalho em todos os feriados (sem exceção). Íamos trabalhar no natal, no dia de ano novo, no carnaval, na páscoa, nos feriados políticos (25 de abril, 1 de maio, 5 de outubro, 1 de dezembro) e no resto dos feriados religiosos e municipais. Contratavam-se dois economistas, daqueles muito reputados (e que estão sempre a comentar nas televisões), para fazerem as contas aos ganhos – e teríamos três estimativas diferentes.
Mas ficava ainda uma pergunta por responder: devemos tanto sacrifício individual em homenagem ao “bem comum” quando os responsáveis andam por aí, todos pimpões e ufanos, a transpirar orgulho pela pré-catástrofe que nos deixaram?

Sem comentários: