1.12.09

A restauração da independência contada às criancinhas


Uma heresia: pode-se parodiar a data, derriçar o seu significado, interrogar (em jeito de história contrafactual) o que seríamos se nesse longínquo primeiro de Dezembro de 1640 um grupo de conspiradores (na óptica de quem estava no poder) não tivesse desalojado do trono a fraca realeza castelhana? Desconfio que não; nisto da portugalidade que se defende em efemérides carregadas de solenidade e pompa, interrogar o estabelecido soa a heresia. As heresias pertencem ao domínio do religioso. É disso que se trata: com coisas sérias não se brinca e a portugalidade não se belisca, tão possuída de religiosidade idêntica à que consagra os credos.

Para não ofender gente de diversos quadrantes que aclama a portugalidade, não vou às catacumbas desenterrar vestígios que pusessem a pensar se a troca festejada neste feriado foi compensadora. Sempre é um feriado, ao menos. O descanso agradece. E essa serventia não se rejeita.

Não é aos nevoeiros de antanho que pergunto se valeu a pena a troca. Prefiro olhar para o cruzeiro onde se resguarda o futuro. A mania de lançarmos intenso foguetório por ocasião das grandezas de outrora é tique para cegar o presente que somos. Talvez um truque, um necessário truque, para fazer de conta que não chegámos ao que somos, uma pálida imagem que atraiçoa as grandezas dos antepassados que a educação oficial insiste em revelar, fermentando nos petizes as sementes da frustração que hão-de notar quando os olhos se abrirem para a realidade presente. A minha proposta é esta: olhemos para o dia que celebra a restauração da independência pelo azimute do futuro. Por outras palavras, têm utilidade as faustosas celebrações quando hoje entra em vigor do Tratado de Lisboa? Um tratado que – asseguram arautos da desgraça – desafia o sentido das sagradas independências nacionais.

Logo hoje, trezentos e sessenta e nove anos depois da independência resgatada aos fariseus castelhanos. Logo hoje, haveriam de escolher esta data para a entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Ó ironia das ironias – bramam os adversários do Tratado: um tratado que carrega o nome de Lisboa, responsável por mais um pedaço de soberania que se vai, a entrar em função num dia em que se celebra a restauração da independência. Não há acasos. A coincidência de efemérides seria como a deposição de uma lápide na saudosa soberania que se foi diluindo (acreditam piamente os velhos do Restelo que desconfiam da União Europeia). Ou seja: trezentos e sessenta e nove anos depois, a independência da pátria entraria em licença sabática.

Não fosse dar-se o caso de serem catastrofistas os que chamam a si o oráculo da desgraça por estarmos na União Europeia e por a União avançar ao passo conhecido, e até fazia sentido. Lamento ser desmancha-prazeres: nada disso aconteceu de supetão, ou vai acontecer apenas porque uma singela revisão dos tratados europeus vê luz do dia. A marcha vem de trás. Para esses velhos do Restelo, mais à sua comezinha forma de ver as coisas, fica este recado (ou provocação, depende da perspectiva): tenho a impressão que o nosso contemporâneo 1 de Dezembro de 1640 aconteceu em 12 de Junho de 1985. Quando assinámos o tratado de adesão às Comunidades Europeias.

Foi nesse dia que nos garantimos. A nossa alforria diante do futuro e da modernidade. Acabaram as ameaças de totalitarismo mascaradas em abomináveis capas de "ditadura do proletariado" (como se algum dia uma ditadura pudesse ser uma democracia). Conquistamos direito (e direitos) ao desenvolvimento, ao bem-estar material que também faz bem às mentes; para miserabilismo tinha chegado a monástica, castrante forma de viver que o casto Salazar tinha imposto, numa perpetuação da miséria e de afocinhamento na ruralidade anquilosada. Entrámos na Europa e passámos a ter uma voz – mas uma voz compatível com a nossa pequenez genética.

Esse 1 de Dezembro de 1640 deslocado para 12 de Junho de 1985 impediu que este pedaço de terra no fundo da Europa partisse em direcção de África, ou que entrasse em órbita soviética. E garantiu-lhe um direito ao futuro.

Sem comentários: