4.1.07

“O medo é o pai da moralidade” (Nietzsche)


Desenvolvo, com a passagem do tempo, um profundo sentimento de desrespeito pela autoridade. Pelas autoridades de todo o género. Não consigo combater um odiozinho de estimação pelos polícias. Acho que não estão à altura das responsabilidades. Ou por não serem formados de maneira competente, ou por ter a impressão que na polícia entra muito refugo da sociedade, não consigo confiar nos homens que garbosamente ostentam os galões de “agentes da autoridade”.

Nos polícias mais velhos, o estigma da autoridade sente-se com denodo. Há ali um salazarismo que não hesita em espreitar a luz dia em plena democracia. Herdeiros de uma forma amesquinhada de pensar, consideram que a farda os coloca num altar de onde os civis olham de baixo para cima, com muito respeitinho. Aliam a boçalidade da quarta classe mal tirada com o erro de perspectiva sobre o que é o exercício de autoridade. O mal é que as chagas de quarenta e oito anos de ditadura perduram ainda hoje, já a ditadura dobrou de finados há mais de três décadas. Há, um pouco por toda a sociedade, o convencimento que devemos escrupuloso respeito às autoridades, polícia incluída. Senão a ordem, a tão sagrada ordem, pode estar em sobressalto.

Os elos da engrenagem engatam-se numa espiral implacável. Sem perceber onde começa a relação causal: se na autoridade que se impõe de cima para baixo, com a complacência de um rebanho ordeiro e próximo da acefalia; ou nos hábitos enraizados que fazem de nós, enquanto colectivo, um grupo amansado e temente perante as autoridades, reforçando o poder que exercem sobre nós. Porventura ambas as coisas interagem. Os polícias sabem que somos instruídos para lhes prestar respeitosa vassalagem. A relação é desigual: polícias pesporrentes, com tiques de autoritarismo – pois a massa encefálica não consegue separar autoridade de autoritarismo; e as massas, temerosas ante a autoridade, rebaixando-se a quem detém o poder, o que exacerba ainda mais o poder que têm.

Perante este estado de coisas, cresce a vontade de confrontar os polícias quando entram em rota de colisão comigo. Como lhes ganhei espécie, perdi o respeito que a ordem social tranquila nos inculca desde os bancos da escola. Um polícia tem o condão de esgotar a paciência logo à primeira manifestação de arrogância. Perdi a capacidade de tolerar os dislates de quem usa farda e se serve dela para se pôr em cima dos tamancos, à espera de um sinal de humilhação do cidadão como prova do enorme poder que está nas mãos do agente da autoridade. Confronto-os, questiono a pesporrência, advirto-os que como agentes da autoridade perdem a razão quando confundem autoridade com autoritarismo.

O cúmulo da arrogância acontece quando agentes da autoridade tentam passar lições de moral. Já me aconteceu. Respondi, com dedo espetado e voz ríspida, que não admitia lições de moral do polícia que usava voz firme. Ele que fizesse o que tinha a fazer – passar uma multa por ter estacionado em local proibido – sem mais, dispensando as lições de moral. Não é para isso que os polícias existem. Tudo se descompôs quando o agente da autoridade puxou lustro à ignorância e, metendo os pés pelas mãos, confundiu moral com direito. Queria-me explicar o direito, ainda que o fizesse à guisa de lição de moral. É nestas alturas que a licenciatura em direito tem alguma utilidade. Para dispensar a explicação jurídica do polícia (que também não é sua função) e fazê-lo descer à terra. Um dia destes ainda acabo numa esquadra a responder pela acusação de desrespeito à autoridade...

Um sinal de amadurecimento social passa pelo dever de sermos cidadãos plenos. Enquanto houver muita gente temente da autoridade, por acreditar que de contrário a sacrossanta ordem é equacionada, seremos cidadãos em grau diminuído. A autoridade há-de continuar a ser exercida em tons de autoritarismo enquanto tivermos a passividade de olhar para os polícias como poderosas entidades que não devem ser questionadas. O rebaixamento de cada pessoa desmerece a sua condição de cidadão. E fortalece, a cada sinal de temeroso respeito, a deriva de autoritarismo que nos cerca.

Poderá, nesta análise, o quadro mental do libertário arrojar preconceitos contra a autoridade que se impõe sobre o indivíduo. Concedo. Também aqui não consigo perceber onde está a raiz do problema: se na bafienta polícia que parou no tempo, convencida que ainda vive no tempo em que devíamos respeitinho às salazarentas autoridades; ou se terá sido a percepção deste estado de coisas que (também) acicatou o libertário que cresceu em mim.

2 comentários:

. disse...

A foto vale por mil palavras. Fantástica!

Talvez por estas e por outras que os polícias sejam cada vez menos agentes de autoridade.

Rico disse...

Ótimo texto... Curitiba-Brazil-2013